Publicidade

Google acredita que fez um bom trabalho no caso antitruste da Comissão Europeia

Por| 24 de Junho de 2013 às 18h29

Link copiado!

Google acredita que fez um bom trabalho no caso antitruste da Comissão Europeia
Google acredita que fez um bom trabalho no caso antitruste da Comissão Europeia
Tudo sobre Google

Para Kent Walker, vice-presidente sênior e conselheiro geral do Google, o gigante da web está fazendo um bom trabalho em resposta às preocupações apresentadas pela Comissão Europeia em relação às supostas práticas anticompetitivas adotadas pela empresa na região.

Nesta segunda-feira (24), por meio de um post no blog da empresa, Walker explica que o Google apresentou propostas relativas a cada um dos quatro pontos destacados nas acusações da Comissão "de uma maneira construtiva", e acrescentou ainda que essas propostas são significativas e abrangentes.

Depois de uma longa batalha que vem sendo arrastada há cerca de três anos, em abril de 2013 o Google finalmente aceitou modificar seu sistema de buscas para se adaptar às exigências de órgãos reguladores europeus. A investigação antitruste acusava o gigante das buscas de abusar de seu domínio de pesquisa online.

Porém, alguns rivais da empresa na Europa — incluindo a Microsoft — não ficaram satisfeitos as propostas apresentadas pelo gigante, o que fez com que o comissionário Joaquin Almunia anunciasse, há cerca de um mês, que o Google "deveria melhorar [suas] propostas".

Continua após a publicidade

De qualquer forma, independente da opinião dos concorrentes ou do conselheiro geral do Google, apenas a Comissão Europeia poderá julgar se as propostas foram ou não um "bom trabalho" da empresa. Caso a decisão seja negativa, a companhia de Mountain View irá enfrentar uma multa equivalente a até 10% do seu volume de negócios anuais globais, um valor que pode chegar a US$ 3,8 bilhões (R$ 8,4 bilhões) se for tomada como base a receita global da empresa em 2011.