Google Trends adiciona opção de notificações por e-mail

Por Redação | 21 de Abril de 2014 às 12h35
photo_camera Divulgação

O Google Trends, recurso que informa a popularidade de termos nas pesquisas do Google, acaba de adicionar a opção de notificações por e-mail. A novidade foi anunciada na última sexta (18), como informa post do blog oficial. Agora, será possível se inscrever para receber alertas sobre as buscas de determinada expressão, além de notificações do Hot Searches para qualquer país ou qualquer Top Chart dos Estados Unidos.

Apesar de ótima notícia para quem trabalha com SEO ou monitoramento de marcas e empresas, ela ainda é um tanto limitada. Isso porque só há a opção para assinar alertas para "uma vez por semana" ou "uma vez por mês", o que dificulta o monitoramento em tempo real.

Como explica o próprio Google no campo "Frequência" da assinatura, "frequência é apenas uma estimativa e varia entre os tópicos e ao longo do tempo". Sendo assim, a ferramenta acaba funcionando mais como uma forma de manter a pessoa informada sobre uma notícia ou assunto específico.

Para assinar notificações de e-mail no Trends, o usuário deve clicar no botão "Inscrever-se" localizado ao lado de um termo pesquisado ou ainda clicar em "Inscrições" no menu do recurso.

Notificações no Google Trends

Notificações no Google Trends
Notificações no Google Trends

Vale lembrar que o Google possui ainda o Alertas, que também envia e-mails sobre termos escolhidos, no mesmo modelo do Trends. Porém, como explica o TechCrunch, desde o final do ano passado o gigante desabilitou o RSS do recurso, o que teria gerado rumores do fim do serviço. Desta forma, a novidade no Trends poderia sinalizar uma eventual substituição do Alertas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.