Google Play teve 60% mais downloads que App Store

Por Redação | 15.10.2014 às 15:09
photo_camera Google

A Google Play fechou o último trimestre com 60% a mais de downloads que a App Store, aponta relatório da empresa de pesquisa móvel App Annie. A Apple, no entanto ainda lidera no quesito receita mesmo com número menor de downloads.

A liderança da Google Play aumentou desde a última análise realizada no trimestre equivalente do ano passado, quando mantinha uma vantagem de 25% a mais de downloads. Os mercados emergentes como Brasil, Tailândia e Índia foram os principais responsáveis por esse crescimento e têm impulsionado a liderança da Google Play, afirma o relatório divulgado pelo Venture Beat.

O crescimento foi motivado pelo aumento do número de smartphones nestes mercados, o que cria uma expectativa de que a receita da Google Play tenda a se aproximar mais da receita da App Store em levantamentos futuros.

google play x app store

Segundo os dados apresentados, os jogos continuam como os responsáveis pela maior parte da receita mundial da Google Play, tendência que também foi vista no último trimestre. A previsão do mercado mundial é que os jogos passem de uma receita de US$ 17,5 bilhões para US$ 35,4 bilhões em 2017, mostrando que o setor deve continuar sendo prioritário para os desenvolvedores.

Entre os títulos que mais tiveram destaque na Google Play estão games de estratégia, como Clash of Clans, Boom Beach e Fire Age, além de alguns populares como Kim Kardashian: Hollywood e Bubble Witch Saga 2.

Entre os mercados emergentes, Brasil e Índia foram os que tiveram uma maior influência na disparada da Google Play em comparação com a App Store no último trimestre, acredita a App Annie. A quota de mercado de download no Brasil foi a que mais cresceu comparada com a de outros países.

O relatório da App Annie também destaca a importância da Indonésia e seu potencial para o crescimento da Google Play. Espera-se um aumento de mais de 40% na venda de smartphones no país para os próximos anos graças à população jovem que o país abriga, assim como uma classe média com mais poder de compra.

Os países que lideram o número de downloads na App Store são Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido e Rússia, enquanto os países que lideram os downloads no Google Play são Estados Unidos, Brasil, Índia, Rússia e Coreia do Sul.

Fonte: http://venturebeat.com/2014/10/15/google-play-downloads-60-percent/