Google Now terá API aberta para desenvolvedores e aplicativos de terceiros

Por Redação | 18 de Março de 2015 às 11h26

O assistente pessoal do Google, o Google Now, provavelmente irá trabalhar com mais aplicativos Android em um futuro próximo. Um executivo da gigante das buscas disse durante uma conferência na SXSW que a companhia planeja abrir a API do Google Now para desenvolvedores e aplicativos de terceiros, o que lhes permitirá adicionar a ferramenta em aplicativos existentes.

Enquanto um cronograma para a API não foi delineado, o diretor de gerenciamento de produtos para o Google Now, Aparna Chennapragada, revelou que o Google irá expandir seu programa piloto. Ao fornecer aos desenvolvedores acesso à plataforma do Google Now, a empresa oferece uma experiência mais completa e personalizada para seus usuários. Hoje, o Google decide quais os dados quer incluir nos cartões do Google Now, o que deve mudar com o lançamento público da API. Com isso, a expectativa é que uma variedade de novos cartões do assistente seja adicionada ao serviço, conferindo mais profundidade às pesquisas feitas por ele.

Na sessão do festival SXSW, Chennapragada também disse que acha ótimo a possível vinda da Cortana, da Microsoft, ao Android. "Eu vou dizer algo super clichê, mas é o que eu acredito: eu acho isso ótimo. Este é o início da tecnologia preditiva. Estamos apenas começando a entender como os objetos em nossos bolsos podem nos ajudar a ver informações e agir a partir delas. Nós estamos tentando descobrir quais são as experiências certas. Eu acho que ter mais gente se concentrando nisso e ajudando os usuários é ótimo", afirmou o diretor.

Como afirma o Mashable, com a API, o poder de buscas que a ferramenta terá ao realizar buscas integradas a outros aplicativos será enorme. Ao realizar uma busca no Google Now, o usuário poderá ver muito mais do que resultados na internet, buscando conteúdos em aplicativos, como tuítes, postagens no Facebook, mensagens no Gmail, notas no Evernote, entre outras.

Fonte: http://mashable.com/2015/03/17/google-now-api/?utm_campaign=Feed%3A+Mashable+%28Mashable%29&utm_cid=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_medium=feed&utm_source=feedburnerhttp://gizmodo.uol.com.br/google-now-api-terceiros/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.