Google Maps agora indica novas rotas com menos congestionamento

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2014 às 07h05
photo_camera Divulgação

Desde que o Google comprou o Waze, a companhia foi aos poucos introduzindo as funções do aplicativo no próprio serviço de mapas, disponível para tablets e smartphones. Começou em agosto do ano passado, quando usuários do Maps tiveram acesso a alertas em tempo real do trânsito, incluindo acidentes, obras e outros incidentes relatados por outros usuários.

E essa mistura de recursos entre os dois programas vai continuar. Nesta terça-feira (4), foi liberada uma nova função para donos de aparelhos com sistema operacional iOS e Android que avisa aos motoristas quais são as vias em que o tráfego está menos carregado, permitindo que o condutor faça rotas alternativas e fuja do trânsito. O app até chega a informar quanto tempo o usuário vai poupar se escolher a rota sugerida.

Para ativar o recurso, o motorista deve habilitar a função do Maps que elabora os trajetos - ou desativá-la, se não quiser seguir as sugestões. A versão 2.6.0 do Google Maps também traz algumas correções de bugs, e requer no mínimo a versão do iOS 6.0 para rodar. Para baixá-la em seu iPhone ou iPad, basta clicar aqui. Usuários de aparelhos Android não precisam baixar o app pela segunda vez, já que a atualização é feita automaticamente.

Recentemente, o Maps ganhou três novas ferramentas: múltiplas rotas, que permite adicionar mais de um destino para obter múltiplas rotas; eventos, uma opção que exibe uma lista de atrações (shows, espetáculos) perto do local onde o motorista está; e informações de voo, que exibe dados como reservas de hotéis, restaurantes e voos diretamente pelo aplicativo de mapas da gigante das buscas.

Google Maps

O sistema de rotas do Google Maps está presente em 200 países e mapeia o trânsito em quase 800 cidades. Assim como algumas funções do Waze, a plataforma indica lugares como restaurantes, museus e lojas perto do usuário, sendo que alguns desses locais podem ser vistos internamente com o Google Street View. Outro recurso interessante e já disponível no Brasil é o que mostra trajetos de ônibus intermunicipais que ligam algumas cidades brasileiras.

A maioria dessas funcionalidades pode ser acessada pelo Google Maps em todas as plataformas. Já a função recém-anunciada ainda não tem previsão para ser lançada nos compuadores.

Leia também - Waze ou Google Maps: quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.