Google Maps agora exibe dados de transporte público nas cidades da Copa do Mundo

Por Redação | 16 de Abril de 2014 às 16h32

Faltam pouco mais de 50 dias para o início da Copa do Mundo do Brasil. Um dos maiores eventos esportivos do planeta promete receber cerca de 600 mil turistas estrangeiros durante os meses de junho e julho, quando acontecem os jogos do evento – isso sem contar os mais de 3 milhões de brasileiros que vão viajar pelo país para acompanhar as partidas direto dos estádios.

Além dos jogos, muitas pessoas vão aproveitar a viagem para conhecer outros pontos turísticos das cidades que vão sediar a Copa. E para facilitar na hora de se locomover pelas metrópoles, o Google anunciou o Transit, um novo serviço que ajuda o usuário a encontrar a melhor maneira de usar o transporte público nas 12 cidades-sede dos jogos do mundial esportivo. As informações são do blog oficial do Google Brasil.

Presente em mais de 2.800 cidades espalhadas pelo mundo todo, o Google Transit existe desde 2005, mas chegou em território nacional recentemente. A ferramenta pode ser acessada pelo Google Maps e abrange todas as cidades brasileiras que vão sediar partidas da Copa. São elas: Salvador, Brasília, Manaus, Recife, Natal, Cuiabá, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Fora isso, a plataforma também já está presente em outros 22 municípios no país.

O Transit funciona em navegadores para computador, assim como tablets e smartphones equipados com os sistemas operacionais Android ou iOS. O programa traz informações sobre horários de transporte público de mais de um milhão de pontos de parada de ônibus, metrô, trens, bonde e balsas, combinando mais de 1 bilhão de quilômetros ao redor do mundo, todos os dias. Além disso, o usuário pode fazer pesquisas de acordo com sua localização e destino e checar dados sobre linhas, rotas, horários de partida e chegada, quantidade de paradas, distância e valores das tarifas cobradas em cada transporte.

"O lançamento de hoje faz parte de nossos esforços para tornar o Google Maps cada vez mais abrangente, preciso e útil para as milhões de pessoas que usam transporte público. Esperamos que todos aproveitem", comentou Alessandro Germano, diretor de novos negócios do Google Brasil.

Acesse o Google Transit do seu computador. Pelo tablet ou smartphone, basta acessar o aplicativo do Google Maps e fazer uma busca para habilitar a ferramenta.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.