Google I/O: o que podemos esperar da conferência anual do Google?

Por Fernanda Morales | 14 de Maio de 2013 às 12h00

A Google I/O, conferência anual para desenvolvedores do Google, começa nesta quarta-feira (15) e termina na próxima sexta-feira (17) em São Francisco, Estados Unidos. Nos últimos meses muito se especulou sobre o que podemos esperar para o evento deste ano. Os rumores indicam que a empresa poderá anunciar uma nova versão do Android, bem como novos produtos para sua linha Nexus.

No entanto, uma declaração feita pelo atual chefe da divisão Android, Sundar Pichai, reduziu um pouco das expectativas sobre o evento, principalmente, depois que ele afirmou que neste ano o foco da empresa está mais nos desenvolvedores do que nos consumidores finais. Com base em seu depoimento, podemos aguardar as esperadas mudanças na interface do Google Maps e em outros produtos da companhia.

Mas, o que os rumores indicam para a edição 2013 da Google I/O? Confira abaixo uma lista com os possíveis anúncios que a gigante da Web poderá realizar ao longo dos três dias de evento.

Google Play Games

Há alguns meses, especula-se que o Google prepara o lançamento de uma central de jogos exclusiva para aparelhos equipados com Android, visando competir diretamente com o Game Center, da Apple. E nesta semana, a novidade se tornou mais evidente com o pessoal do site Android Police tendo encontrado evidências do Games dentro de uma APK (arquivo do sistema Android).

Google Play Games

Reprodução: Android Police

Com base nos screenshots fornecidos pela publicação, o novo serviço da empresa permitirá que os usuários salvem seus desempenhos nos jogos na nuvem, busquem por outros jogadores para jogarem no modo multiplayer, recebam notificações e convites dos jogos, e tenham acesso fácil e rápido a resultados e rankings diretamente no Games.

Novo Nexus 7

O tablet Nexus 7, lançado no último ano, recebeu uma pequena atualização em seu sistema antes do período de compras de Natal, mas rumores indicam que uma nova versão do aparelho está prestes a ser anunciada. Estima-se que o novo Nexus 7 será equipado com uma moldura de tela mais fina, resolução de 1080p, processador fabricado pela Qualcomm ao invés do produzido pela NVIDIA, câmera traseira de 5 megapixels e frontal HD, conexão Wi-Fi, suporte para a tecnologia NFC (Near Field Communication), bateria de 4.000mAh e capacidade de recarga por indução.

Ainda na linha Nexus, rumores afirmam que uma nova versão do recém-lançado Nexus 4, fabricado em parceria com a LG, também poderá ser anunciada durante a Google I/O. O smartphone deverá receber uma pequena atualização para ter suporte para 32GB de armazenamento interno, bem como suporte para a conexão LTE. No entanto, o Google ainda não confirmou a atualização de nenhum dos dois produtos.

Suposto Motorola X Phone ou Google X Phone

O possível novo smartphone da Motorola, subsidiária do Google, já foi alvo de muitos rumores nos últimos meses, tendo aparecido em testes de benchmark e tendo algumas imagens divulgadas na internet. Um pronunciamento do atual CEO da companhia, Larry Page, que disse que os futuros smartphones da Motorola deverão ser muito resistentes, ajudaram a alimentar a expectativa de que a empresa anuncie o novo dispositivo durante a conferência.

Motorola X Phone

Reprodução: Tinhte.vn

Acredita-se que o X Phone deverá ser equipado com display touchscreen Full HD de 4,7 polegadas, 2GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Mas, um novo rumor que surgiu na última semana indica que o Google teria abandonado este projeto e que agora ele era de total responsabilidade da Motorola, o que indica que o produto possa ser apresentado em algum momento neste ano.

Automação de casas

Na edição anterior do Google I/O, a empresa apresentou o Nexus Q, um equipamento com Android capaz de fazer streaming de conteúdos a partir da nuvem, de conectar seus alto-falantes a um amplificador e se conectar a um televisor via Bluetooth. O aparelho começou a ser vendido na Google Play por US$ 299 (R$ 600) e em poucos dias o produto ficou indisponível na loja virtual. Ao longo dos meses, aguardou-se novidades sobre a linha Q que não foram divulgadas.

Como o Google tem se mostrado interessado em produtos de automação de casas, espera-se que a empresa anuncie algumas novidades ou produtos para este setor. Entre as possibilidades está a apresentação de um novo modelo do Nexus Q, talvez mais preparado para os consumidores finais, e até a integração de serviços como Google Now com o ambiente interno, permitindo que os usuários chequem em seus smartphones a temperatura interna de suas casas ou apartamentos.

Nexus Watch

Depois do Google Glass, o relógio inteligente do Google, conhecido como Nexus Watch, é um dos produtos mais aguardados por todos. Rumores indicam que a empresa deverá apresentá-lo ao público durante o evento e que o dispositivo apresentará funções semelhantes ao Glass, sendo equipado com aplicativos que podem ser acessados através de Cards, que facilitam a navegação dos usuários.

Além disso, fontes ligadas ao projeto afirmam que ele poderá funcionar de forma independente desde que esteja sincronizado com algum smartphone Android. E acredita-se que a empresa responsável pela produção do Nexus Watch seja a Motorola.

Android 4.3

O anúncio de uma nova versão do sistema operacional Android é aguardado por muitos, com especulações que afirmam que podemos ver a chegada do Android 5.0 Key Lime Pie ao mercado. No entanto, outros rumores afirmam que a nova versão ainda não está pronta e que a empresa deverá apresentar mais uma edição dentro da linha Jelly Bean, com o Android 4.3. Ainda não se sabe quais melhorias e novos recursos devem ser introduzidos na versão 4.3 do SO.

Leia também: O que esperar do Android 5.0 Key Lime Pie?

Google Babel

Detalhes e informações revelados recentemente indicam que a empresa está preparando um novo serviço que irá integrar todos os produtos de mensagens e comunicações do Google em apenas um lugar, o Google Babel. Com a nova ferramenta, os usuários poderão acessar a partir de uma única janela serviços como o Hangouts, Google Talk, Google+ Messenger entre outros, e os bate-papos ainda poderão ser armazenados diretamente na caixa de entrada do Gmail.

Google Babel

Reprodução: TechRadar

Além disso, especula-se que o Google Babel funcionará em plataformas como Chrome OS, Android e iOS, mas ainda não se sabe se o produto irá ou não conter integração para o Google Voice, sistema de buscas por comandos de voz.

Google Now

Google Now desktop
Reprodução: Google System

Rumores indicam que o Google poderá apresentar durante sua conferência uma nova versão para desktop do assistente Google Now, que agora integrará a página inicial de buscas do Google. Com o recurso, os usuários poderão ter acesso a informações sobre o clima, trânsito e locais próximos com base em sua localização naquele momento.

Google Wallet

O último rumor que surgiu na rede poucos dias antes da Google I/O é que a empresa deverá apresentar uma atualização para o seu serviço de pagamentos online, o Google Wallet. Sites especializados acreditam que a novidade não deverá ser tão grande e que as mudanças que poderão ser apresentadas no evento se devem à saída de Osama Bédier da liderança da divisão Wallet e da empresa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.