Google Docs passa por instabilidades nesta segunda-feira

Por Redação | 27.10.2014 às 15:40

Desde o final desta manhã de segunda-feira (27), usuários do Google Docs e do Drive em todo o mundo vêm reportando, via redes sociais, problemas de atualização, sincronia e acesso a documentos, planilhas e arquivos hospedados na nuvem. A falha parece atingir inclusive o Brasil, com os sistemas apresentando intermitência no acesso e perda de alterações em documentos armazenados na rede.

Por meio de sua página de status de serviço, o Google admite o problema e afirma estar investigando as causas. Oficialmente, a empresa alega que seus usuários enfrentam falhas no acesso a planilhas, latência na aplicação de alterações e acesso ou, ainda, os famigerados erros 500, que indicam problemas com o servidor que hospeda os dados.

Mais tarde, uma nova atualização foi publicada, com a companhia ainda alegando intermitência no acesso e a continuidade das investigações. Um novo informativo deve ser publicado em algumas horas com a previsão para a solução completa da falha e também mais detalhes sobre o que exatamente está causando a dificuldade no acesso.

Pelo menos nos testes do Canaltech, o acesso parece estar próximo de ser normalizado, apesar da criação de novos documentos ou a alteração de existentes estar levando mais tempo para ser aplicada do que o normal. O serviço apresentou alguns períodos de instabilidade durante o horário de almoço, mas agora, parece estar bem próximo de seu funcionamento normal.

O site The Next Web lembra ainda que essa é a segunda falha em serviços do Google em menos de uma semana. Durante algumas horas do dia 22 de outubro, serviços como o Gmail, Talk, Hangouts e Calendar também apresentaram uma intermitência parecida, ficando inacessíveis temporariamente ou demonstrando falhas de acesso e utilização.