Google, Audi e Mercedes poderão testar carros autônomos nas ruas da Califórnia

Por Redação | 18.09.2014 às 17:57

O Estado da Califórnia emitiu nesta semana as suas primeiras 29 licenças para os carros sem motorista circularem pelas vias públicas. De acordo com Bernard Soriano, do Departamento de Trânsito da Califórnia, as montadoras Mercedes e Audi, além do Google, poderão colocar seus automóveis nas ruas. Porém, alguns requerimentos deverão ser cumpridos, como a possibilidade de um motorista assumir o controle do veículo a qualquer momento.

Audi e Mercedes conseguiram duas licenças cada para testarem seus carros de luxo. A Audi anunciou que foi a primeira a entrar com o pedido, em 2012, seguida pela Mercedes e posteriormente pelo Google. Outras montadoras também já entraram com o pedido, mas ainda aguardam pela aprovação do departamento.

Lexus SUV

O Google ainda conseguiu algumas permissões para testar 25 modelos adaptados do Lexus SUV, da Toyota. Os modelos adaptados da gigante de tecnologia podiam realizar testes em vias particulares e não em ruas públicas, como agora é permitido graças às licenças. Por conta disso, os testes já estão, até certo ponto, em estágio avançado.

Contudo, os engenheiros da Mercedes irão "ensinar" aos carros autônomos como operar com segurança nas estradas dos Estados Unidos utilizando métodos diferentes dos que são usados em testes e desenvolvimentos dos carros na Alemanha, segundo informações dos funcionários da fabricante.

Fonte: http://news.yahoo.com/mercedes-benz-audi-obtain-california-permits-self-driving-155346766--finance.html