Gol troca Oracle pela alemã SAP

Por Redação | 25 de Novembro de 2013 às 11h10

Segundo reportagem da Reuters, a companhia aérea Gol trocou a plataforma de software de gestão da Oracle pela concorrente SAP, no primeiro contrato da empresa alemã com uma companhia aérea brasileira.

De acordo com Paulo Sica, vice-presidente de tecnologia da Gol, a empresa começou a implantar o novo sistema na segunda-feira (18), e todo o processo deve ser concluido até o final de 2014. A troca de plataforma permitirá à companhia reduzir custos com tecnologia da informação e acelerará a tomada de decisões pela empresa. Atualmente, os custos de TI da Gol equivalem a 1,3% da sua receita líquida, algo em torno de 105 milhões de reais.

A troca é mais um golpe da SAP na briga ferrenha com a Oracle, que há alguns anos já vem roubando clientes e até executivos da concorrente. Em 2011 a Vale, à época o maior cliente da Oracle no Brasil, também adotou as soluções SAP, e em 2012 foi a vez da Tigre, fabricante de tubos e conexões PVC.

Em setembro, Walter Nabuco, ex-gerente de vendas de aplicações para grandes contas de serviços financeiros da Oracle, assumiu o cargo de diretor comercial para SAP Business One na SAP Brasil. No ano passado, foi a vez de Sandra Vaz mudar de empresa. Ela tinha 11 anos de Oracle, onde era VP de Alianças e Canais para a América Latina.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!