Gmail instável? Saiba como acessá-lo de maneira alternativa

Por Luciana Zaramela

"Erro 502: isso é um erro". Essa foi a mensagem apresentada hoje para muitos internautas que tentaram acessar o Gmail e outros serviços do Google. E não foi só aqui no Brasil: usuários do mundo todo reclamaram da instabilidade do serviço de e-mail, do navegador e de outros serviços do Google nas redes sociais.

Erro 502

Por volta das 14h50 (horário de Brasília), o Gmail saiu do ar aqui no Brasil e muitos usuários não conseguiam passar da tela de erro 502. Outros usuários relataram que o navegador Chrome travava ao tentar acessar o Gmail, bem como serviços como o Gtalk e o antigo Google Docs, conhecido hoje como Google Drive.

Aparentemente, os serviços já estão voltando ao normal. Mas o Google ainda não prestou nenhuma informação oficial a respeito da causa da queda dos serviços.

Como acessar seu Gmail quando o serviço estiver instável

Se você está enfrentando maus bocados com a queda do serviço e precisa acessar urgentemente seus e-mails, não se preocupe. Existem maneiras alternativas que podem ajudar quem está desesperado com a instabilidade do serviço do Google.

Se a interface web do Gmail ficou offline nesta tarde, não significa que ela caiu por completo. As dicas abaixo valem para quaisquer imprevistos. O Gmail não precisa definitivamente sair do ar, muito menos o Google, para que você fique sem acesso à sua caixa de entrada ou seja impossibilitado de enviar um e-mail importantíssimo. Seu provedor de internet pode sofrer instabilidades, a rede doméstica pode não funcionar ou simplesmente algum erro na rede local pode ocorrer. Como é melhor prevenir que remediar, nós sugerimos algumas dicas simples, porém bastante funcionais.

Use um cliente IMAP/POP3

Quem utiliza um cliente como o Mozilla Thunderbird, Apple Mail ou Outlook para verificar as mensagens do Gmail geralmente não sofre com quedas e instabilidades no serviço. Nossos testes realizados aqui no Canaltech comprovaram que, durante a tarde desta segunda-feira, nenhuma instabilidade ocorreu nas caixas de entrada e saída do Gmail, quando vinculado a um cliente.

Gmail Apple Mail

Gmail no cliente Apple Mail - durante a tarde de instabilidade, nenhum problema foi observado (note os horários das mensagens)

Se você não utiliza um aplicativo para gerenciar sua conta de e-mail, experimente o Mozilla Thunderbird - ele é gratuito, a instalação é simples, rápida e você pode acessar seus e-mails sempre que quiser, em seu computador. O próprio Gmail possui opções e instruções de configuração para facilitar o uso com clientes de e-mail.

Gmail Configs

Na versão web do Gmail você encontra opções de POP e IMAP para usar um cliente a sua escolha (Thunderbird, Outlook, Apple Mail)

Acesse o Gmail na versão HTML Simples

Guarde o link para acessar a versão HTML do Gmail em seus favoritos. Sempre que alguma coisa estranha acontecer com o Gmail, desde uma simples demora no carregamento da página até um erro 502, você pode tentar acessar sua caixa de entrada da maneira mais simples possível.

Gmail HTML

Gmail em sua versão HTML: mais leve, mais rápido e mais simples

Versão mobile: a tábua da salvação

Seu smartphone (ou tablet) utiliza uma maneira específica de acesso ao Gmail, diferente da versão desktop, muito embora traga menos recursos disponíveis. Mas se você precisa apenas verificar seus novos e-mails ou enviar alguma mensagem rápida, é uma boa alternativa.

Acesso offline ao Gmail

Você conhecia este recurso do Google? É possível acessar seu Gmail e verificar suas mensagens mesmo durante quedas do serviço e da internet. Pode ser a solução para seus problemas, se o que você deseja é apenas consultar algum conteúdo em sua caixa de entrada, saída ou rascunhos. Aprenda a utilizar o Gmail mesmo sem uma conexão à internet!