Gmail agora suporta caracteres não-latinos em endereços de e-mails

Por Redação | 06.08.2014 às 09:25
photo_camera Divulgação

Parece que o Google quer globalizar de verdade o seu Gmail e ultrapassar as barreiras da comunicação entre pessoas do mundo todo. A empresa anunciou um novo suporte para caracteres não-latinos e acentos. O Google está adotando um padrão de e-mails apresentado pela Internet Engineering Task Force em 2012 para trazer a nova funcionalidade à tona, e afirma que a novidade irá fazer com que mais e mais pessoas adotem o novo padrão ao redor do globo.

De fato, o novo padrão já está funcionando no Gmail, e deve chegar em breve ao Calendar. Mas, calma: isso não quer dizer que você já pode sair correndo para criar um novo endereço de e-mail usando os novos caracteres. Até o momento, o suporte é limitado para quem for enviar ou receber e-mails de quem já possui endereços que contêm letras de outros alfabetos (como o japonês, por exemplo). Em outras palavras, o sistema irá reconhecer endereços que contam com caracteres estrangeiros ou acentos gráficos.

Gmail caracteres

E-mails que usam letras de outros alfabetos e acentuação gráfica já são suportados pelo Gmail (Imagem: Google).

A boa notícia é que o Google realmente pretende lançar o suporte para criação de contas com o novo padrão também num futuro próximo. O reconhecimento de tais caracteres no Gmail foi apenas o primeiro passo.

Comunicação global

A mudança não é nenhum absurdo para os usuários da plataforma, mas dá boas-vindas para aqueles que tentam se comunicar com pessoas de várias partes do mundo. Finalmente, o inglês deixou de ser um padrão mandatório para os e-mails.

Vale lembrar que quase metade da população mundial utiliza caracteres não-latinos em seus alfabetos nativos, como russos, árabes e asiáticos. E foi pensando nisso que a companhia tomou tal decisão. Segundo o Google, "idiomas nunca deverão ser uma barreira quando o assunto é se conectar com outras pessoas".

Fonte: http://googleblog.blogspot.com.br/2014/08/a-first-step-toward-more-global-email.html