Gigantes da tecnologia se unem para apoiar casamento gay nos EUA

Por Redação | 06 de Março de 2015 às 11h31

Algumas das maiores empresas do mundo, entre elas a Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft se uniram a outras 374 empresas para entrar em um processo do qual não são parte, mas cuja causa elas defendem. O amicus curiae (ou amigos da corte) das empresas defende que todos os casais devem partilhar o direito de casar, independe do sexo.

A intervenção a favor da legalização do casamento homoafetivo em todo o território dos Estados Unidos foi apresentada nesta quinta-feira (05) pelo escritório de advocacia Morgan Lewis ao Supremo Tribunal dos EUA. As empresas alegam que o atual cenário legal em relação ao assunto é confuso e atrapalha o bom andamento dos negócios.

"Nosso sucesso depende do bem-estar e da moral de todos os empregados, sem distinção. A carga imposta pelas leis estaduais inconsistentes e discriminatórias de ter que administrar complicados esquemas para dar conta de um tratamento diferenciado dos empregados gera uma confusão desnecessária, tensão e mina o ânimo dos empregados", diz o documento.

Mesmo sem estarem diretamente ligadas ao caso de legalização do casamento gay, as empresas defendem que "os custos e a incerteza causadas pelas leis de casamento estaduais continuarão enquanto não for definido um sistema igualitário".

O amicus curiae será um dos vários casos a respeito da questão da igualdade do casamento que o Supremo Tribunal norte-americano vai analisar em abril. A Suprema Corte deve decidir se a Constituição dos Estados Unidos protegerá o direito de casais do mesmo sexo se casarem, independentemente de qual estado vivem, ou se estados específicos serão autorizados a continuar proibindo o casamento gay.

Atualmente, nos Estados Unidos, 36 estados e a capital Washington permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Algumas das empresas de tecnologia que assinaram o documento incluem Amazon, Apple, AT&T, Cablevision, Cisco, Cloudflare, Comcast, Cox, DirecTV, Dropbox, eBay, EA, Facebook, Google, Groupon, HP, Intel, Intuit, Microsoft, Orbitz, Pandora, Qualcomm, Twitter, Verizon, e Zynga.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.