Gigante japonesa do e-commerce compra fabricante do Viber

Por Redação | 14.02.2014 às 15:09

A gigante japonesa do comércio eletrônico Rakuten anunciou nesta sexta-feira (14) a aquisição da Viber Media Inc., fabricante do aplicativo de mensagens e chamadas de voz de mesmo nome. O negócio, no valor de US$ 900 milhões, é o primeiro passo da empresa nipônica para deixar de ser focada exclusivamente em e-commerce para se tornar uma agregadora global de serviços.

Hoje, a companhia controla uma das maiores plataformas do Japão e oferece uma série de serviços, que vão desde financiamento pessoal até vendas online e streaming de vídeo por meio de assinaturas. No Japão, porém, há um declínio nos índices de consumo das pessoas, o que levou a Rakuten a se reinventar antes que essa mudança afete os negócios.

Com a compra, a companhia japonesa mais do que dobra seu total de clientes, saindo de 200 milhões de pessoas para quase 500 milhões. O valor da aquisição será pago inteiramente em dinheiro e só foi possibilitado pelo aumento de 80% no lucro operacional da Rakuten, registrado ao longo de 2013.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o CEO da Rakuten, Hiroshi Mikitani, afirmou que desenvolver um sistema de comunicação com tanto alcance e funções seria impossível para a companhia. Foi daí que veio a ideia da compra, que “levará a empresa a um novo nível” e deve facilitar a comunicação entre as pessoas e os varejistas que utilizam a plataforma de e-commerce.

Para a Viber, também, trata-se de uma bela empreitada, que transforma o aplicativo em uma plataforma de conteúdo digital. Como o grande desafio do app sempre foi sua própria monetização, a união com uma companhia especializada em comércio eletrônico pode auxiliar no desenvolvimento do software.

Toque pessoal

É justamente a proximidade entre clientes e prestadores de serviço que transformou a Rakuten em uma das gigantes do Japão. Há quem diga, inclusive, que é esse diferencial que, no futuro, colocará o sistema à frente de outros grandes players do mercado, como Amazon e eBay, que investem em sistemas automatizados para compra de produtos e suporte aos usuários.

Desde 2012, porém, os negócios da Rakuten já se expandem além do comércio eletrônico. A empresa, por exemplo, é dona da fabricante de e-readers Kobo, realizou um grande investimento recente no Pinterest e, agora, entra também no ramo das comunicações com um produto que já é considerado como um dos grandes rivais do Skype.

A aquisição do Viber pela Rakuten deve ser concluída até o final de março. As empresas não falaram sobre como ficarão suas estruturas após esse processo.