Gear VR, óculos de realidade virtual da Samsung, deve ser anunciado em setembro

Por Redação | 09 de Julho de 2014 às 11h15
photo_camera Divulgação

Há algum tempo, circula na indústria um forte rumor de que a Samsung irá lançar um visor de realidade virtual. E ao que tudo indica, a gigante dona da linha Galaxy vai mesmo entrar na briga de dispositivos dessa categoria. De acordo com o site SamMobile, especializado em divulgar notícias da companhia sul-coreana, o gadget será oficialmente anunciado na feira IFA 2014, no começo de setembro.

Confirmando informações anteriores, o acessório foi batizado de Gear VR, e será uma espécie de periférico que funcionará em conjunto com os celulares da Samsung - como acontece atualmente com o relógio Galaxy Gear e a pulseira inteligente Gear Fit. A conexão é feita por meio de uma porta USB 3.0, e o smartphone fica acoplado na parte frontal do dispositivo.

Para conseguir o efeito de realidade virtual, os óculos não utilizam sensores, mas sim um conjunto de componentes que fazem uso do acelerômetro, giroscópio e poder de processamento do próprio celular para detectar os movimentos da cabeça de quem está usando o gadget. Ele é ligado por um botão localizado na lateral direita, que ativa automaticamente o sensor da câmera traseira do smartphone para transmitir as imagens do mundo exterior à tela.

Nessa mesma extremidade há um touchpad, semelhante ao que é usado nos notebooks, que permite ao usuário navegar pelas ferramentas e aplicativos do smartphone, como o Theatre, 360 Player e galeria de imagens. Além disso, a expectativa é que as imagens geradas pelo aparelho sejam em alta resolução, já que a maioria dos telefones fabricados pela Samsung possui display com tecnologia AMOLED. Tudo para aumentar a sensação de imersão no conteúdo que está sendo visualizado.

No design, o acessório deve lembrar o Cardboard da conferência Google I/O, os óculos de realidade virtual criados pelo Google feitos de papelão e que possuem esse mesmo conceito de plugar o celular na parte frontal. A diferença é que o Gear VR deve ser fabricado com materiais para tornar sua utilização bem mais confortável, incluindo pequenas almofadas nas laterais e uma faixa de elástico para prender o gadget na cabeça, como você vê na imagem abaixo.

Samsung Gear VR

(Foto: Divulgação/SamMobile)

O pessoal do SamMobile afirma que o custo de fabricação dos óculos será bem menor que outros aparelhos concorrentes, como o Oculus Rift, recentemente adquirido pelo Facebook, e o Project Morpheus, o headset VR do PlayStation 4, da Sony. E falando no Rift, enquanto a Samsung ficará encarregada do hardware, a equipe da Oculus VR (que produziu o Oculus Rift) é a responsável pelo software que será equipado no Gear VR. Isso também confirma rumores do final de maio que apontavam um trabalho conjunto entre as duas empresas para a criação de um óculos de realidade virtual da Samsung.

Outro detalhe é que será liberado um kit de desenvolvimento do produto (SDK, na sigla em inglês) para desenvolvedores assim que o acessório for anunciado. Dessa forma, a companhia quer que os profissionais trabalhem o quanto antes para trazer novas aplicações para a plataforma.

Por último, este deve ser o logo oficial do Gear VR:

Samsung Gear VR

(Foto: Divulgação/SamMobile)

Vale lembrar que essa "parceria" entre Samsung e Oculus VR não deve interferir no Rift, que está em sua segunda versão e já possui até um sucessor: o Crystal Cove. Apresentado na Consumer Electronic Show 2014, o acessório vem com uma tela OLED com 1080p de resolução e é muito mais preciso que sua versão anterior porque vem equipado com vários pontos infravermelhos para definir a posição do jogador dentro do game, permitindo que o usuário movimente a cabeça e o corpo com mais precisão.

Enquanto isso, a Sony trabalha no Project Morpheus, voltado exclusivamente para o PlayStation 4. O aparelho também reproduz imagens com resolução Full HD (1080p), aceita fones de ouvido sem fio, é compatível com controles DualShock e PS Move e pode ser usado por jogadores que utilizam óculos de grau. Não há previsão de lançamento oficial nem para o Rift nem para o Morpheus, pois ambos ainda estão em desenvolvimento.

A IFA 2014 acontece entre os dias 5 e 10 de setembro em Berlim, na Alemanha. O Canaltech estará no evento e trará em primeira mão as novidades da Samsung. Fique ligado!

Leia também:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!