Gear Glass: óculos da Samsung devem mesmo ser anunciados em setembro

Por Redação | 13 de Maio de 2014 às 14h07
photo_camera Divulgação

Não há dúvidas de que o Google Glass é um dos projetos mais ambiciosos e desejados do momento. Os óculos de realidade aumentada da gigante da buscas ainda não têm data oficial para chegar ao mercado e é por isso que outras empresas devem se antecipar em lançar versões próprias do acessório. Uma delas é a Samsung, que deve anunciar em setembro o Gear Glass. Rumores anteriores já apontavam o mês como data de lançamento do aparelho.

Segundo o site Business Korea, o novo gadget da família Galaxy será revelado durante a IFA 2014, feira de tecnologia que acontecerá em Berlim, na Alemanha, entre os dias 5 e 10 de setembro. Diferente do Google Glass, o dispositivo terá um encaixe semelhante a um fone de ouvido Bluetooth: uma parte vai acoplada à orelha, enquanto na parte da frente fica o visor que exibe o conteúdo. Não está claro se o outro ouvido receberá um outro fone para distribuir o som igualmente.

Como já informamos aqui no Canaltech, a patente dos óculos em formato de fone de ouvido se chama "Earphone" e deve permitir que o usuário carregue o produto em pequenos compartimentos. Um dos diferenciais é a lente, que pode ser dobrada e fechada para dentro do próprio aparelho, o que garante que o dispositivo possa ser carregado dentro do bolso sem sofrer danos. Há quem diga que a inspiração veio do famoso Scouter da série Dragon Ball Z.

Gear Glass

Fontes disseram ao portal sul-coreano que, após o lançamento do relógio Galaxy Gear, a Samsung tem "garantido uma quantidade considerável de patantes de tecnologias relacionadas com um óculos inteligente". As mesmas fontes também afirmam que o lançamento do acessório ocorrerá em setembro, logo após ser revelado na IFA. Além disso, o Gear Glass deve ser o segundo dispositivo vestível da empresa a vir equipado com o sistema operacional Tizen - o primeiro foi o Galaxy Gear 2, lançado este ano.

Ainda segundo informações, o uso do gadget não será independente. Assim como o relógio inteligente da empresa, os óculos da Samsung devem funcionar de maneira conjunta ao smartphone, servindo apenas para funções básicas como visualização de mensagens, mapas e outros recursos simples. Isso, no entanto, não quer dizer que o acessório deixará de ter recursos interessantes. Recentemente foi descoberta uma patente registrada pela companhia que projeta um teclado nas mãos do usuário e que só fica visível para quem estiver usando o gadget.

Vale lembrar que o registro dessas patentes não significa que elas realmente serão lançadas no mercado. Além disso, é importante frisar que a Samsung não confirma oficialmente as informações.

Em todo o caso, a empresa parece estar de olho em uma indústria cada vez mais em evidência. Kim Jin-san, um analista sul-coreano, acredita que os óculos inteligentes da Samsung devem ser simples e atrativos para aumentar a visibilidade da marca. Outro diferencial do produto deve ser o preço, que pode ficar bem abaixo da faixa de outros óculos high-tech - especialistas acreditam que o Google Glass deve chegar aos Estados Unidos custando US$ 1.500, mesmo preço praticado hoje para desenvolvedores.

A IFA 2014 acontece em setembro, na Alemanha. O Canaltech estará no evento e se o Galaxy Glass aparecer por lá, pode ter certeza que traremos todas as novidades. Fique de olho!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.