Gartner identifica as principais previsões da indústria para empresas de TI

Por Redação | 02 de Janeiro de 2013 às 08h35

O Gartner não se conteve apenas em divulgar suas previsões para 2013 e expandiu suas análises também para os anos seguintes em relação às organizações de TI e também os usuários. Os analistas disseram que as rede sociais, comunicações móveis, a nuvem e as informações estão pressionando as empresas em todo o mundo para fazer mudanças fundamentais nos processos de negócios.

Uma pesquisa do Gartner sobre as tendências da indústria apresenta 14 hipóteses de planejamento estratégico que os CIOs, executivos seniores e líderes de TI devem levar em conta durante seu planejamento empresarial e definição de estratégias.

"A maioria das indústrias terá de enfrentar grandes mudanças durante o período de 2013 a 2015. Essas mudanças vão forçar alterações fundamentais nos processos de negócios que, por sua vez, vão remodelar as indústrias", disse Kimberly Harris-Ferrante, vice-presidente e analista do Gartner. "O bem comum social, comunicações móveis, computação em nuvem e as informações serão fatores especialmente importantes na condução da transformação da indústria, desafiando os modelos de negócios e processos existentes e abrindo maiores ameaças competitivas."

O Gartner afirma que os CIOs e outros líderes de TI e de negócios podem usar suas previsões e recomendações para melhor entender as forças que estão mudando o mundo e desenvolver estratégias para lidar com as exigências de um ambiente de negócios em rápida mutação. As previsões da indústria incluem:

  1. Em 2016, três montadoras vão ter anunciado planos concretos para lançamentos de automóveis que oferecem tecnologia de veículos autônomos.
  2. Em 2015, a criação de moedas não tradicionais e de troca permitirá que 125 milhões de pessoas passem a participar da economia formal global.
  3. Em 2016, os pacientes serão prejudicados ou colocados em risco por uma violação de um dispositivo de segurança médica.
  4. Em 2016, os governos nacionais vão exigir que as instituições entreguem os registros dos alunos para que sejam redesenhados, o currículo e corte de custos será feito com base na análise de big data.
  5. Em 2015, para evitar tornar-se simplesmente fábricas de transações, as organizações bem sucedidas pagadoras vão usar a integração de informações como seu diferencial competitivo.
  6. Em 2016, metade dos clientes de serviços públicos dos EUA terá acesso a dados de uso de energia organizados, mas apenas 20% irão usá-lo.
  7. No final do ano de 2014, os seguros de "pay-as-you-drive" vão aumentar significativamente para 10% a conta do total de prêmios de seguro anuais de automóveis.
  8. Em 2017, mais de 50% da publicidade vendida será baseada no desempenho.
  9. Em 2014, menos de 2% dos consumidores a nível mundial vão adotar o Near Field Communication (NFC) para pagamentos móveis.
  10. Até 2014, o gasto com software empresarial vai aumentar em 25% em relação aos números atuais como conseqüência da proliferação de tecnologia operacional inteligente (OT).
  11. Em 2016, pelo menos 25% das manufaturas adotarão impressão 3D para produzir peças de produtos ou serviços que vendem.
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.