Gartner: 90% das empresas deverão usar pelo menos uma solução na nuvem até 2015

Por Redação | 24 de Agosto de 2012 às 10h55

O Gartner divulgou uma nova pesquisa sobre o mercado de desenvolvimento de aplicações, que inclui computação na nuvem, dispositivos móveis e open source, na qual afirma que este setor deve gerar mais de US$ 9 bilhões em 2012.

O valor apresentado pela empresa representa um aumento de 1,8% em comparação ao ano de 2011. E o crescimento será impulsionado por modelos de software de entrega, desenvolvimento de novas metodologias, software abertos e o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

"A modernização de aplicativos e a agilidade crescente continuará sendo um piloto sólido para os gastos com publicidade, além de outras dinâmicas emergentes de computação na nuvem, móvel e social", afirmou Asheesh Raina, analista de pesquisas do Gartner. "Estas tendências emergentes estão direcionando a demanda por arquiteturas de AD mais recentes, linguagens de programação, modelos de negócios e habilidades dos usuários".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O novo relatório de tendências do mercado da empresa afirma que a nuvem está mudando a forma como os aplicativos são projetados, testados e implantados, resultando em uma mudança significativa nas prioridades do mercado de aplicações. A empresa ainda garante que aproximadamente 90% das grandes companhias e agências governamentais irão usar algum aspecto de computação na nuvem até 2015.

Além disso, o Instituto acredita que o número de aplicações desenvolvidas para smartphones e tablets deve superar as produzidas para PCs até 2015 em uma proporção de 4:1. As aplicações móveis estão tornando o espaço do setor de forma rápida e hoje, representam uma das três prioridades de qualquer empresa.

Os resultados ainda mostram que os presidentes de grandes empresas acreditam que mais de 20% dos seus funcionários passarão a usar tablets em 2013 ao invés de notebooks, acelerando o processo de mudança de ferramentas e aplicações para atender as novas demandas.

E os softwares livres também continuarão a crescer no mercado ao longo dos próximos três ou cinco anos, especialmente porque este tipo de programa representa um elemento essencial para a qualidade dos softwares. A pesquisa prevê que pelo menos 70% das aplicações Java serão implantadas em um servidor aberto Java até o final de 2017.

Cloud Computing

90% das empresas e órgãos governamentais devem utilizar pelo menos uma solução na nuvem até 2015

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.