Gartner: 90% das empresas deverão usar pelo menos uma solução na nuvem até 2015

Por Redação | 24 de Agosto de 2012 às 10h55

O Gartner divulgou uma nova pesquisa sobre o mercado de desenvolvimento de aplicações, que inclui computação na nuvem, dispositivos móveis e open source, na qual afirma que este setor deve gerar mais de US$ 9 bilhões em 2012.

O valor apresentado pela empresa representa um aumento de 1,8% em comparação ao ano de 2011. E o crescimento será impulsionado por modelos de software de entrega, desenvolvimento de novas metodologias, software abertos e o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

"A modernização de aplicativos e a agilidade crescente continuará sendo um piloto sólido para os gastos com publicidade, além de outras dinâmicas emergentes de computação na nuvem, móvel e social", afirmou Asheesh Raina, analista de pesquisas do Gartner. "Estas tendências emergentes estão direcionando a demanda por arquiteturas de AD mais recentes, linguagens de programação, modelos de negócios e habilidades dos usuários".

O novo relatório de tendências do mercado da empresa afirma que a nuvem está mudando a forma como os aplicativos são projetados, testados e implantados, resultando em uma mudança significativa nas prioridades do mercado de aplicações. A empresa ainda garante que aproximadamente 90% das grandes companhias e agências governamentais irão usar algum aspecto de computação na nuvem até 2015.

Além disso, o Instituto acredita que o número de aplicações desenvolvidas para smartphones e tablets deve superar as produzidas para PCs até 2015 em uma proporção de 4:1. As aplicações móveis estão tornando o espaço do setor de forma rápida e hoje, representam uma das três prioridades de qualquer empresa.

Os resultados ainda mostram que os presidentes de grandes empresas acreditam que mais de 20% dos seus funcionários passarão a usar tablets em 2013 ao invés de notebooks, acelerando o processo de mudança de ferramentas e aplicações para atender as novas demandas.

E os softwares livres também continuarão a crescer no mercado ao longo dos próximos três ou cinco anos, especialmente porque este tipo de programa representa um elemento essencial para a qualidade dos softwares. A pesquisa prevê que pelo menos 70% das aplicações Java serão implantadas em um servidor aberto Java até o final de 2017.

Cloud Computing

90% das empresas e órgãos governamentais devem utilizar pelo menos uma solução na nuvem até 2015

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.