Garoto de 16 anos desenvolve novo tratamento para o câncer

Por Redação | 12.04.2013 às 09:15

Um jovem estudante de apenas 16 anos foi premiado na última terça-feira (9) por desenvolver uma pesquisa que pode ajudar no tratamento do câncer. Arjun Nair é indiano, mas estuda na Academia Webber de Calgary, no Canadá.

De acordo com a agência de notícias AFP, a pesquisa do garoto está relacionada à terapia com nanopartículas de ouro, capaz de matar as células doentes quando injetadas em um paciente com câncer. A novidade pode ajudar a combater a doença e tornar o tratamento mais eficaz.

Arjun Nair foi premiado com um cheque no valor de US$ 5 mil (cerca de R$ 10 mil) durante um concurso chamado 'Sanofi BioGENEius'. Ele também recebeu um prêmio especial por ser o criador do projeto com o maior potencial comercial.

O estudante ainda está cursando o ensino médio, e vem trabalhando em seu projeto há dois anos. No ano passado, ele foi liberado para utilizar as instalações do laboratório da Universidade de Calgary para avançar em suas pesquisas.

Em entrevista à AFP, o jovem pesquisador disse que começou a se interessar pelo assunto depois que descobriu que sua avó tinha câncer. "Ela sofreu muito durante a terapia, então eu comecei a estudar cânceres em geral, e eu li muito a respeito dos tratamentos", explica.

Essa não é a primeira vez que um adolescente ajuda na evolução das pesquisas relacionadas ao câncer. No ano passado, um garoto de apenas 15 anos também foi premiado depois de criar um aparelho com sensor capaz de ajudar a detectar o câncer de pâncreas.