Game para smartphone pode ajudar a encontrar a cura para o câncer

Por Redação | 04 de Março de 2013 às 08h00

Durante um fim de semana de maratona de programação, um grupo de especialistas vai se dedicar à criação de um jogo para smartphone que irá analisar simultaneamente informações genéticas. Quarenta programadores, jogadores, designers gráficos, entre outros especialistas, vão trabalhar para incorporar dados brutos de genes anônimos nesse novo jogo, apelidado de 'GeneRun'.

Quem jogar o 'GeneRun' na verdade estará analisando dados. A ideia por trás do projeto é que a pesquisa genética gera enormes quantidades de informação, muitas que precisam ser analisadas por seres humanos. A equipe de cientistas por trás do projeto explica que o olho humano pode detectar mudanças sutis que as máquinas simplesmente não são programadas para detectar.

"Estamos fazendo um grande progresso na compreensão das razões genéticas para desenvolvimento do câncer, mas as pistas do motivo de algumas drogas funcionarem e outras não, estão guardadas em dados que precisam ser analisados pelo olho humano - e isso pode levar anos", disse o professor Carlos Caldas, líder do grupo sênior do Instituto Cambridge de Pesquisa do Câncer, ao TGDaily.

O professor também acredita que, ao dominar o poder coletivo dos cidadãos-cientistas, a equipe pode acelerar a descoberta de novas formas de diagnosticar e tratar o câncer com muito mais precisão.

Grandes empresas de tecnologia também se uniram ao Instituto para ajudar no progresso das pesquisas. O Facebook está compartilhando os conhecimentos de sua equipe de engenharia, enquanto o Google está dando apoio financeiro e hospedagem para a maratona de programação. Já a Amazon Web Services será a responsável por fornecer a plataforma de tecnologia onde o jogo final será hospedado, além de compartilhar seus conhecimentos e outros recursos tecnológicos.

"É emocionante fazer parte deste projeto e utilizar a tecnologia da nuvem e gameficação de dados para ajudar na condução de pesquisa para encontrar uma cura para o câncer", diz Teresa Carlson, vice-presidente do Setor Público Mundial da Amazon Web Services.

A versão final do 'GeneRun' deve ser lançada ainda em 2013.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.