Galaxy Glass, óculos inteligentes da Samsung, devem ser anunciados em setembro

Por Redação | 27.01.2014 às 16:55
photo_camera Divulgação

Saiu no ano passado um rumor de que a Samsung estaria desenvolvendo um modelo próprio de óculos inteligentes para competir com o Google Glass. Assim como o relógio Galaxy Gear, lançado em 2013, a estratégia da fabricante sul-coreana seria integrar o gadget a outros dispositivos da família Galaxy e popularizar o uso de tecnologias de realidade virtual.

E o Google que se prepare, porque tudo indica que o chamado Galaxy Glass será mesmo lançado neste ano. De acordo com o jornal The Korea Times, o produto será anunciado em setembro durante a IFA, em Berlim, na Alemanha. A empresa admite que o mercado de eletrônicos vestíveis ainda não é tão lucrativo quanto o esperado, e reconhece que deve demorar um bom tempo até que de fato isso aconteça. Mas a companhia não deve encerrar seus investimentos no setor, como informa o GigaOm.

"Os novos óculos inteligentes que serão introduzidos pela Samsung são um novo conceito de tecnologia 'vestível' que poderá levar a uma animadora comunicação. Os óculos vão nos dar a liderança de um mercado com provada capacidade. Os dispositivos 'vestíveis' podem não gerar lucros imediatamente, mas lançamentos constantes vão mostrar o comprometimento de nossa empresa com a liderança em novos mercados", disse um executivo da Samsung.

Como a CES 2014 já previu, os equipamentos eletrônicos vestíveis, como óculos, relógios e pulseiras inteligentes são as grandes tendências tecnológicas para os próximos anos. Segundo um estudo da Korea Information Society Development Institute (KISDI), o mercado de aparelhos que podem ser vestidos deve chegar a US$ 6 bilhões por ano em 2016. Há quem diga que esses gadgets "acoplados" ao corpo poderão inclusive substituir os smartphones no cotidiano dos usuários.

"Como dispositivos 'vestíveis' são acessórios, o design é um fator essencial. Os óculos inteligentes da Samsung devem ser simples e atrativos em sua superfície. Como esses aparelhos são parte da rotina dos consumidores, eles vão aumentar a visibilidade da marca", explicou Kim Jin-san, um analista da Kium Securities, empresa coreana de consultoria.

A IFA 2014 acontece entre os dias 5 e 10 de dezembro, na Alemanha. O Canaltech estará no evento, e se o Galaxy Glass aparecer por lá, pode ter certeza que traremos todas as novidades. Fique de olho!