GM busca incentivo do governo de SP para produção de carro global

Por Redação | 02 de Maio de 2013 às 08h35

A montadora General Motors busca incentivos do governo do estado de São Paulo e da prefeitura de São José dos Campos, onde está localizada uma de suas principais fábricas no país, para a aprovação de um investimento de R$ 2,5 bilhões na produção de um novo carro, também conhecido como carro global. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Luiz Moan, diretor de relações institucionais da GM, afirmou que trata-se de uma concorrência internacional que será definida pela matriz norte-americana da empresa. O executivo afirmou que fábricas localizadas em três continentes concorrem pela possibilidade de fabricar o novo modelo de carro que poderá ser exportado para outros mercados. "Essa é a última possibilidade de investimento em São José dos Campos e, portanto, vital para o complexo inteiro", explicou.

A GM dispensou recentemente 600 trabalhadores de sua fábrica na cidade do interior paulista e outros 400 funcionários aceitaram o plano de demissão voluntária. A fábrica de São José dos Campos, atualmente, produz apenas a linha Classic e se tornou bastante ociosa com a descontinuidade da produção das linhas Zafira, Corsa e Meriva no ano passado.

A empresa também alega que a falta de acordos com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afastou novos investimentos na planta. Luiz Moan deverá se reunir no próximo dia 6 com dirigentes sindicais para discutir a redução dos custos com mão de obra, e a GM espera conseguir estímulos governamentais e de infraestrutura para sua fábrica.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!