Fundador do Google diz que máquinas com pensamento humano são 'questão de tempo'

Por Redação | 07 de Julho de 2014 às 11h57

A ideia de uma máquina que pense e tenha capacidade de raciocínio como a de um ser humano é, ao mesmo tempo, intrigante e pavorosa. Automatizar o pensamento de uma pessoa é tarefa extremamente complexa, à qual cientistas e pesquisadores de todo o mundo se dedicam dia após dia. Para o fundador do Google, Sergey Brin, ainda estamos longe de atingir esse ideal, mas a chegada até ele é apenas uma questão de tempo.

Para ele, a velocidade de avanço tecnológico e científico, bem como as diversas frentes nas quais esse tipo de objetivo é o alvo final, devem levar a humanidade à criação de uma inteligência artificial “plena” nos próximos anos. O próprio Google está trabalhando nesse segmento, de forma a facilitar a vida das pessoas e criar diversos usos para uma máquina que pensa como gente. As informações foram publicadas pelo Business Insider.

Ele cita, por exemplo, o Brain Project, que usa um sistema de estímulos para que o computador aprenda com o que acontece ao seu redor e com si mesmo. É essa a tecnologia que vem sendo usada nos carros que dirigem sozinhos da companhia, aprendendo com tentativa e erro o que deve ou não ser feito, só que de forma segura e controlada.

Brin também citou a aquisição da DeepMind, uma empresa especializada no desenvolvimento de inteligência artificial, como um dos principais movimentos da companhia nesse segmento. Para ele, o negócio deve ser um dos principais responsáveis pelo futuro da tecnologia, garantindo que o Google esteja na vanguarda quando essa onda chegar.

O fundador do Google vai além e diz que, no futuro, máquinas serão capazes de fazer as coisas de maneira melhor e mais rápida que o próprio ser humano. Isso se deve a menor propensão ao erro e à capacidade de analisar de forma bastante rápida diversas instâncias de uma mesma situação. Vamos esperar que, quando isso chegar, tais computadores sejam nossos amigos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.