Fujitsu apresenta sistema de monitoramento de pressão arterial em tempo real

Por Redação | 25 de Março de 2013 às 06h00
photo_camera Asahi

Muitas empresas e laboratórios de pesquisa tecnológica têm centrado seus esforços no desenvolvimento de novos aparelhos e tecnologias que permitem aos usuários monitorar sua saúde em tempo real, sem precisar ir a postos de saúde ou carregar outros equipamentos. A Fujitsu Laboratories Limited, do Japão, apresentou uma nova tecnologia capaz de medir a pressão arterial de pessoas em tempo real, usando uma câmera embutida no notebook ou webcam.

O novo sistema, que utiliza a câmera integrada em PCs, smartphones e tablets, é capaz de medir o pulso e a pressão arterial do usuário com base no brilho do rosto da pessoa, que pode ser alterado dependendo do seu fluxo sanguíneo. A tecnologia não exige que o usuário utilize algum tipo de hardware específico ou dispositivo complementar e, em apenas cinco segundos, o sistema mede a pressão da pessoa.

Fujitsu sistema monitoramento pulso

Foto: Divulgação

A medição do pulso e da pressão são indicadores importantes para determinar a saúde de uma pessoa e, atualmente, realizar esse monitoramento exige o uso de outros equipamentos com a supervisão de um médico. Com o sistema da Fujitsu, o usuário poderá monitorar sua saúde com seu smartphone e salvar os seus dados na nuvem, podendo assim apresentar um controle diário e completo para o seu médico - a empresa afirma que a tecnologia também poderá ser usada em aeroportos para identificar pessoas com atividades suspeitas, já que a pressão arterial costuma alterar em situações de stress.

Fujitsu sistema monitoramento pulso

Foto: Divulgação

O sistema ainda não tem data prevista para ser lançado no mercado.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.