Foto vazada mostra design do novo navegador da Microsoft

Por Redação | 06.01.2015 às 16:10

Recentemente um relatório da Microsoft revelou que a empresa está trabalhando em um novo navegador, conhecido atualmente pelo codinome Spartan. O site BGR teve acesso a uma imagem do navegador que traz um design minimalista, inspirado no Chrome e no Firefox, que têm ganhado mais espaço, enquanto o Internet Explorer continua a perder usuários.

Microsoft Spartan

Rumores afirmam que o navegador pode ser anunciado junto com o Windows 10, que está agendado para ser apresentado ao público no dia 21 de janeiro. O nome Spartan, no entanto, não será o oficial do navegador, que deve ser lançado com outro nome, segundo as fontes do site.

Além de um perfil muito diferente do Internet Explorer, o BGR também informou algumas novidades que devem deixar o navegador mais interessante para os usuários. Ele será equipado com um assistente de voz que será capaz de ouvir comandos inteiros e, portanto, poderá realizar tarefas apenas ouvindo o usuário.

Entre os possíveis usos do comando de voz do navegador está permitir que o usuário transforme uma página que esteja aberta em página inicial. Adicionar aos favoritos será outra função disponível por voz, assim como a própria navegação, bastando o usuário dizer “vá para Facebook.com”, por exemplo.

Relatórios anteriores afirmam que o Windows 10 também terá uma versão pré-instalada da Cortana, assistente de voz da Microsoft, e que o sistema operacional também será capaz de realizar tarefas a partir de comandos de voz.

O Spartan será ainda capaz de rodar outros browsers. A nova função iria permitir que o navegador pudesse se dividir em quatro janelas e mostraria o conteúdo de uma página de quatro maneiras diferentes. Esses browsers, no entanto, precisam ser instalados no mesmo dispositivo para que seja possível executá-los junto com o Spartan.

Segundo as informações, a Microsoft destinou uma equipe especial para trabalhar exclusivamente no desenvolvimento do Spartan desde setembro. A foto vazada por uma fonte interna da empresa mostraria uma versão anterior do navegador, finalizada no início de novembro e pertencente à segunda versão do Spartan. Desde o Natal, no entanto, a equipe já possui um novo design no navegador concluído.

A Microsoft não quis comentar sobre o assunto.

Fonte: http://bgr.com/2015/01/06/microsoft-spartan-pictures-release-internet-browser/