Fórmula 1 lança desafio para atualizar seus sistemas de tecnologia

Por Redação | 02 de Julho de 2014 às 11h50

Imagine mudar a forma como a Fórmula 1 vê seus dados em todo o mundo. Esse é o desafio proposto pela Tata Communications, fornecedora de tecnologia da categoria. O desafio consiste em reinventar a tela de dados usada por todas as equipes e pilotos para planejar a estratégia de corrida. O sistema é um dos mais antigos e importantes da série e não sofre alterações desde 1980.

O desafio faz parte do Connectivity Innovation Prize, que contém ainda outros dois desafios que serão revelados mais à frente. O prêmio? Um fundo de US$ 50 mil.

live timing F1

Uma das telas do Live Timing atual (Foto: Reprodução)

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Atualmente a tela de dados da Fórmula 1 tem um fundo preto que exibe diversos dados e letras simultaneamente se referindo às estatísticas como, por exemplo, o tempo que o carro levou para completar setores específicos da pista, tempo total das voltas, número de pit stops, tempo entre cada carro na pista e quanto tempo cada um está atrás do líder da corrida.

Quem participar do desafio terá uma grande liberdade de criação. A pessoa pode não apenas definir a forma dos dados, mas como eles seriam visualizados, com recursos como gráficos e página adicional na tela. A ideia selecionada ainda será considerada para implementação e apresentada para a Fórmula 1.

Para Mehul Kapadia, diretor de negócios F1 na Tata Communications, a tela atual tem uma grande capacidade de fornecer múltiplos dados, mas eles acreditam que é possível obter uma visão mais completa, incluindo dados como a estratégia de corrida proposta e o desempenho atual do carro. Para ele, a interação será levada para outro nível, afirmou em entrevista a Forbes.

A Fórmula 1 é assistida por mais de 450 milhões de pessoas no mundo, e essa mudança seria vista por essas pessoas, além das equipes e pilotos.

Para Kapadia, este é um bom momento para o lançamento do desafio devido à alta capacidade de integrar fontes de dados e meios de comunicação. Ele ressalta o alto número de pessoas que assiste as corridas através de dispositivos conectados à internet.

A comissão julgadora será composta por Kapadia, o ex-campeão da F1 Lewis Hamilton, o diretor técnico executivo da equipe Mercedes Paddy Lowe, o ex-piloto de F1 Martin Brundle e John Morrison, diretor técnico da Gerência da Fórmula 1.

Morrison afirma que o grupo está buscando uma forma emocionante e inovadora de apresentar esses dados e cálculos necessários nas corridas, além de novas informações. Já Kapadia ressalta também que, com uma nova interface, será possível enriquecer a experiência do público durante as corridas da Fórmula 1.

Seis critérios serão avaliados nas propostas apresentadas: originalidade da solução, viabilidade da solução, conteúdo técnico, inovação e criatividade, qualidade do material e entrada e compreensão do desafio e solução da proposta.

O segundo desafio do Prêmio Inovação será anunciado antes do Grande Prêmio da Itália, em setembro, com a final a ser revelada na véspera do Grande Prêmio dos Estados Unidos em novembro.

A Tata Communications se tornou parceira da Fórmula 1 em 2012, principalmente por conter a maior rede de cabos submarinos do mundo, permitindo uma grande transmissão de dados em tempo muito menor.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.