Forbes divulga lista das 100 empresas mais inovadoras do mundo

Por Redação | 21.08.2014 às 12:56

Nesta quarta-feira (21), a Forbes divulgou um ranking sobre as empresas mais inovadoras do mundo. A companhia americana de softwares Salesforce lidera a lista de 2014. Completam as três primeiras posições a também norte-americana Alexion Pharmaceuticals, do ramo farmacêutico, seguida da ARM Holdings, empresa britânica bastante conhecida pelos seus microprocessadores.

O ranking leva em conta a capacidade dos investidores de identificar aquelas que podem ser inovadoras no presente e no futuro. Assim, os dados não medem o desempenho que as organizações tiveram no passado. Apenas duas companhias brasileiras aparecem na lista: a Ambev, na 27ª posição e a BRF, empresa do ramo alimentício, na 92ª posição.

Para a elaboração do ranking é usada uma fórmula que calcula a diferença entre o valor de mercado da empresa e o valor líquido de seus fluxos de caixa. O resultado dessa fórmula é interpretado como um bônus dado aos investidores na confiança de que a empresa continuará dando lucros e crescendo de forma significativa. Tal bônus é chamado de "Prêmio de Inovação" pela Forbes. Esta nota é utilizada para posicionar as empresas no ranking.

Para entrar na disputa pela melhor posição na lista, as empresas devem divulgar publicamente seus dados financeiros há pelo menos sete anos. Além disso, o valor de marcado da companhia deve superar os 10 bilhões de dólares. De acordo com a revista, se fossem coletadas apenas as informações mais recentes, a maior rede social do mundo, o Facebook, estaria entre as 10 primeiras.

A ausência de empresas bancárias na listas deve-se ao fato de só serem incluídas no estudo indústrias que tradicionalmente fazem investimentos significativos em projetos de desenvolvimento. Abaixo seguem as 10 primeiras da lista. Os números são referentes às notas que cada companhia obteve no estudo. Para conferir a lista completa, clique aqui.

1. Salesforce.com (EUA) - 75,9

2. Alexion Pharmaceuticals (EUA) - 71,4

3. ARM Holdings (Reino Unido) - 65,6

4. Unilever Indonesia (Indonésia) - 65,1

5. Regeneron Pharmaceuticals (EUA) - 64,7

6. Amazon.com (EUA) - 62,4

7. BioMarin Pharmaceutical (EUA) - 58,9

8. CP All (Tailândia) - 57,8

9. VMware (EUA) - 57,6

10. Aspen Pharmacare Holdings (África do Sul) - 57,1

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-100-empresas-mais-inovadoras-do-mundo-segundo-a-forbes/