Faturamento global de softwares de BI deve crescer em 7% em 2013

Por Redação | 10.06.2013 às 07:05

Uma pesquisa do Gartner revela que o faturamento mundial de softwares de Business Intelligence (BI) deve alcançar US$ 13,8 bilhões em 2013, um aumento de 7% em relação ao ano passado.

Na medida que que usuários finais continuam priorizando projetos focados em BI e informação e os gastos para aprimorar as tomadas de decisão e análises aumentam, o BI continuará crescendo para se tornar o quarto maior segmento de aplicações de software. Até 2016, o mercado deverá chegar ao valor de US$ 17,1 bilhões.

No entanto, em curto prazo, o crescimento deve ser prejudicado por macroindicadores lentos e pela desaceleração de ciclos de vendas de negócios de TI. Comparados com 2011, que fechou com crescimento de 16%, os próximos anos devem ser mais lentos, com indicadores de apenas um dígito, segundo o levantamento.

De acordo com analistas do Gartner, apesar deste ser um mercado maduro, ainda há diversas demandas não atendidas. Setores de empresas como marketing e RH ainda podem avançar com softwares de BI e analíticos. Outra possibilidade de crescimento para este mercado são as empresas de médio porte, que, em sua maior parte, não iniciaram suas iniciativas de BI e analíticos.

Por outro lado, em áreas mais tradicionais, como financeira e vendas, analíticos descritivos já foram praticamente concluídos.