Falha no iOS 8 apaga dados armazenados no iCloud, relatam clientes

Por Redação | 30 de Setembro de 2014 às 17h35
Divulgação

Não bastasse a lista de problemas que a Apple tem enfrentado desde o lançamento do iPhone 6 com o fato do smartphone entortar, escândalos de vazamento de conteúdo do iCloud e os revezes que já surgiram desde o lançamento do iOS 8 (que incluem problemas com Wi-Fi, bateria, conexão de telefone, TouchID, aplicativos e travamentos, além de uma atualização mal-sucedida), uma nova falha foi descoberta no sistema operacional.

Segundo o relato de clientes no fórum do site MacRumors, arquivos contidos no iWork do iCloud simplesmente são apagados quando o aparelho é resetado para as configurações de fábrica. Quando o usuário executa essa função, o iOS apaga os documentos armazenados na nuvem de todos os dispositivos que utilizam a mesma conta.

O primeiro relato foi feito por “Chris”, no dia 22 de setembro. Ele usou o fórum para contar que, como seu iPad estava lento, ele redefiniu toda a configuração. O tablet ficou mais rápido, no entanto a proeza apagou os dados do iWork, que estavam sincronizados no iCloud, de onde também foram deletados. O usuário não conseguiu recuperar os documentos perdidos.

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Segundo este e outros relatos apresentados pelos clientes, o erro não afeta todos os documentos, mas apenas aqueles do iWork. No entanto, considerando a quantidade de problemas gerados pelo iOS 8, é comum que muitos usuários tenham resetado o aparelho buscando melhorar seu desempenho.

No fórum do MacRumors, outro usuário relatou que entrou em contato com a Apple após perder arquivos da mesma forma. Segundo ele, a empresa o encaminhou para o setor de “solução de problemas” para que engenheiros pudessem trabalhar em recuperar os dados.

A resposta final da atendente da empresa, no entanto, foi: “acabei de ouvir um feedback dos engenheiros e eles disseram que não são capazes de restaurar qualquer um desses documentos. Solicitei mais informações sobre o raciocínio por trás disso, mas eu peço desculpas pelo grande inconveniente que isso causou”, afirmou, segundo as postagens no fórum.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre as reclamações dos clientes.

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