Facebook e Zynga se afastam; ações da empresa de jogos já sofrem consequências

Por Redação | 30 de Novembro de 2012 às 11h15

O Facebook e a Zynga estão prestes a encerrar a parceria de longos anos na distribuição de jogos sociais, segundo reportagem publicada pela BBC nesta sexta-feira (30). A produtora de jogos agora possui sua própria plataforma e planeja se tornar cada vez mais independente da rede social. Os jogadores não poderão mais compartilhar seus resultados em jogos como Farmville com seu amigos no Facebook.

Uma das franquias de maior sucesso da Zynga, o Farmville, chegou a atrair mais de 82 milhões de jogadores em um único mês junto ao Facebook. E o fim da parceria também pode representar um novo golpe para a produtora que, no mês passado, anunciou o corte de postos de trabalho e também o fechamento de alguns de seus estúdios. Após o anúncio do distanciamento, as ações da empresa, que já estavam em ritmo descendente, caíram mais 13%.

A mudança, que está prevista para o dia 31 de março de 2013, encerra a possibilidade da Zynga promover sua plataforma, o Zynga.com, no Facebook. A medida também indica que a Zynga não precisará mais promover o Facebook em seu próprio site.

Zynga logo

Reprodução: BBC

Além disso, a rede social afirmou que direcionou os termos do acordo com a Zynga para que a empresa continue usando sua plataforma de jogos sociais da mesma forma e com as mesmas regras do restante do ecossistema. "Vamos continuar a trabalhar com a Zynga, assim como fazemos com desenvolvedores de vários tamanhos", afirmou o Facebook em comunicado oficial.

Pesquisas recentes sugerem que mais de 80% da receita da Zynga é proveniente dos usuários do Facebook.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!