Facebook e Yahoo! estariam formando aliança estratégica

Por Redação | 19 de Novembro de 2012 às 13h17

Marissa Mayer, atual CEO do Yahoo!, e Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, estariam conversando sobre uma nova aliança estratégica para seus negócios de internet, segundo reportagem publicada pelo jornal Sunday Telegraph no último sábado (17).

As duas gigantes da internet já colaboraram em diversos projetos como, por exemplo, a disponibilização de artigos noticiosos do Yahoo! para os usuários da rede social criada por Mark Zuckerberg e, mais recentemente, concordaram em resolver alguns processos acerca de patentes. No entanto, as novas conversas visam aprimorar ainda mais o sistema de buscas na rede.

O próprio Zuckerberg confirmou os planos de melhorar o sistema de buscas do Facebook, observando que a rede social é "posicionada unicamente para responder as perguntas que as pessoas têm". Com a nova parceria, a rede social iria se beneficiar dos mecanismos de busca do Yahoo!, ajudando a disponibilizar anúncios de forma mais eficaz, enquanto a empresa liderada por Marissa Mayer poderia ganhar novos usuários com base nos mais de 1 bilhão de usuários ativos do Facebook.

Yahoo! e Facebook

Lançamento de uma ferramenta para competir com o buscador do Google

Ofuscado pelo Google, o serviço de buscas do Yahoo! - que é capaz de se aprimorar com base em seu uso - encontra algumas dificuldades para se manter competitivo, algo que poderá ser revertido com a ajuda de uma outra empresa muito popular entre os internautas. Além disso, a parceria poderá proporcionar ao Yahoo! maior credibilidade no recrutamento de novos programadores e desenvolvedores móveis, atual foco da companhia.

O novo acordo visa criar um competidor de peso para o Google e seu serviço de buscas. A parceria Yahoo! -Facebook não irá mudar apenas a relação das empresas com a companhia de Mountain View, Califórnia, mas também com a Microsoft, já que o Yahoo! utiliza seu mecanismo de busca, o Bing, dentro de sua página desde 2009.

O Yahoo! e claro, Marissa Mayer, planejam se tornar independentes da aliança tida como problemática com a Microsoft, porém, são incapazes de realizar esse feito sozinhos devido a sua base diminuta de programadores de ponta.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.