Facebook deve faturar US$ 2 bilhões com publicidade móvel em 2013

Por Redação | 13.06.2013 às 15:30

A receita global gerada por publicidade móvel no Facebook deve atingir a marca de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 4,28 bilhões) pela primeira vez este ano. Isso representa um aumento de mais de 300% em relação ao valor inferior a US$ 500 milhões (R$ 1 bi), obtido em 2012.

O número otimista faz parte da previsão da eMarketer, que pesquisou as receitas móveis de publicidade em grandes empresas de internet. A previsão se torna ainda mais impressionante se considerarmos que a rede social de Mark Zuckerberg sequer possuía receita móvel em 2011, já que introduziu esse tipo de anúncio em 2012.

A receita prevista para o Facebook deve representar uma parcela de 12,9% do mercado de publicidade móvel global. A receita crescente de anúncios para celular na rede social deve impulsionar seu faturamento total, já que a empresa registrou US$ 5 bilhões (R$ 10 bi) em receita no ano passado, em comparação aos US$ 3,7 bilhões (R$ 8 bi) do ano anterior.

Mesmo com esse expressivo crescimento, a receita de publicidade móvel do Facebook ainda é extremamente tímida perante o Google, que lidera o segmento e deve arrecadar US$ 8,85 bilhões (R$ 19 bi) com anúncios para celular apenas este ano — o equivalente a metade de toda a receita de publicidade móvel gerada em todo o planeta, enquanto só o Facebook deve ser responsável por 10% da receita global.

O Twitter também deve ver sua receita móvel crescer para cerca de 2% do total este ano. No entanto, nos Estados Unidos, a rede de microblog deve ter uma participação maior, de 3,6%.

Receita móvel global