Exoesqueleto auxilia pessoas com dificuldade de locomoção

Por Redação | 17 de Outubro de 2012 às 09h10

A Agência Espacial Norte-Americana - NASA - está desenvolvendo um novo sistema para seus astronautas que pode servir de grande auxílio também para muitas pessoas aqui na Terra. O X1 Robotic Exoeskeleton está sendo testado e aprimorado com o objetivo de criar mecanismos que auxiliem na locomoção de astronautas no espaço. A tecnologia direcionada a astronautas que utilizarem este tipo de dispositivo já tem até nome: Robonaut - uma mistura de robô com astronauta humano.

Quando estão em locais com pouca ou nenhuma gravidade, os astronautas podem sofrer alguns danos como atrofia muscular e acabam perdendo resposta em movimentos esqueléticos voluntários. Isso ocorre devido à baixa demanda por movimentos mais bruscos ou que exigem mais força para locomoção.

Mas o sistema pretende auxiliar não apenas quem está em uma missão espacial, como também muita gente que sofre de deficiência física, atrofias musculares e dificuldades de locomoção aqui na Terra. Como o exoesqueleto possui um sistema mecânico de movimentação, poderia atribuir a essas pessoas os movimentos necessários para sua locomoção.

Confira a apresentação do exoesqueleto X1 e suas aplicabilidades no vídeo abaixo, realizado pela NASA:

Como o sistema ainda está em fase de desenvolvimento, ele conta com quatro junções motorizadas e seis junções passivas. Dependendo dos resultados dos testes, a equipe de desenvolvimento da NASA poderá aumentar essas junções para acrescentar mais movimentos ao sistema do exoesqueleto.

Até o momento, o X1 Robotic Exoesqueleton pesa 25 quilogramas - o que não é desvantajoso para quem está flutuando em uma área de gravidade zero, mas torna-se extremamente pesado na superfície terrestre. Por isso, é possível também que a equipe reduza o peso do equipamento.

"A robótica desempenha um papel fundamental a bordo da Estação Espacial Internacional e vai continuar sendo crítica para a exploração humana no espaço", diz Michael Gazarik, diretor do Programa de Tecnologia Espacial da NASA. "O que é mais extraordinário acerca da tecnologia espacial e de nossos trabalhos com projetos como o Robonaut são as possibilidades inesperadas de utilizar esta tecnologia aqui na Terra", completou.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!