Executivo desmente expansão da Cortana para outras plataformas

Por Redação | 16 de Junho de 2014 às 12h31

A Cortana é uma das grandes novidades recentes da Microsoft. Para quem não a conhece, a ferramenta disponível no Windows Phone funciona como uma assistente digital bastante inteligente e útil. Na última semana, rumores apontavam que a Microsoft estaria estudando não apenas expandir sua utilização para seus próprios produtos, como o Windows e o Xbox, mas também para aparelhos Android e iOS.

Essas informações surgiram com maior força durante uma apresentação na conferência de pesquisa de marketing em Seattle nesta semana, onde funcionários da empresa reconheceram a possibilidade da Cortana ser lançada em outros sistemas operacionais do mercado. Tanto o GeekWire como o Search Engine Land informaram sobre a discussão dos funcionários sobre o possível futuro do software.

A ideia seria proporcionar uma experiência completa para qualquer usuário. Por exemplo, se alguém que não possui um Windows Phone, mas sim um aparelho Android ou iOS, utilizar o assistente digital no Windows, a experiência com certeza não será das melhores.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A expansão da Cortana também poderia ajudar a Microsoft a se tornar mais popular. No entanto, as notícias que apareceram nesta segunda-feira (16) vão contra esses rumores. Marcus Ash, chefe da equipe desenvolvimento de mobile da empresa, posicionou-se contra os boatos de que a Cortana seria desenvolvida para outras plataformas, incluindo o Android e iOS. Em sua conta no Twitter, o executivo afirmou estar concentrado apenas em desenvolver a assistente digital nos aparelhos Windows Phone.

Isso mostra também que não existe planos, pelo menos agora, para que a Cortana seja inserida em todo o ecossistema da Microsoft. Provavelmente teremos sim a expansão da assistente para Xbox e Windows, mas essa conclusão deve acontecer somente no futuro, já que é um desejo do próprio CEO da empresa, Satya Nadella.

Nadella já teria indicado, inclusive, que gostaria de ver o software da Microsoft em toda a parte para ser um ótimo cartão de visitas da empresa, principalmente para aqueles que se recusam a experimentar seus serviços ou não querem adotar os modelos com Windows Phone em seu cotidiano.

Apesar dos indícios negativos quanto a expansão da Cortana para as demais plataformas, ainda não é possível descartar totalmente esses planos para o futuro. Porém, pelo menos por agora, a Microsoft quer fazer da Cortana um ótimo diferencial para os aparelhos equipados com Windows Phone.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.