Estudo mostra que quem dorme pouco pode ganhar até 1kg por semana

Por Redação | 13 de Março de 2013 às 10h45

Noites mal dormidas podem gerar diversos problemas, entre eles um relacionado à balança. Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, resolveram aprofundar o estudo da relação entre dormir mal e ganhar peso. As informações foram divulgadas no PNAS.

Os estudiosos analisaram 16 jovens saudáveis durante duas semanas dentro do hospital da universidade. Metade do grupo dormiu durante nove longas horas nas suítes equipadas com dispositivos para controle do sono, enquanto a outra metade descansou por apenas cinco horas durante cada noite nos mesmos tipos de quarto.

Eles descobriram que o sono insuficiente gera uma perda 5% maior de energia, e também consome 6% a mais de calorias. Mas, em uma semana, a média de ganho de peso nesse grupo foi de 1kg. Isso acontece porque, apesar do maior consumo, o "lanchinho noturno" daqueles que costumam dormir mais tarde acaba fazendo a diferença.

"Nossos resultados sugerem que a ingestão de alimentos durante o sono insuficiente é uma adaptação fisiológica para fornecer a energia necessária para manter a vigília adicional. Principalmente quando o alimento é de fácil acesso, a ingestão supera o necessário", disseram os pesquisadores.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.