Estudo: smartphones e tablets substituirão os consoles de games

Por Redação | 03 de Maio de 2013 às 12h35

Uma pesquisa recente divulgada pela empresa de inteligência de mercado Juniper Research mostrou que smartphones e tablets serão os dispositivos primários para os gamers. A empresa projeta que 64,1 bilhões de downloads de aplicativos de jogos para dispositivos móveis sejam realizados em 2017, em comparação a 21 bilhões baixados em 2012.

A pesquisa indica que os dispositivos móveis vão se tornar a tela principal para os jogadores, e isso deve acontecer graças ao crescente número de games mais sofisticados que permitem uma jogabilidade multiplataforma através do uso de computação na nuvem. O fato de a memória dos dispositivos móveis aumentar cada vez mais também é um elemento muito importante, já que oferece mais espaço para os jogos.

O relatório da Juniper também observou que os consoles portáteis, como o Nintendo 3DS, estão sendo afetados diretamente pelo aumento de smartphones e tablets. Isso refletiu na previsão de vendas do 3DS anunciada pela Nintendo, que caiu 14%. Os resultados da pesquisa também mostraram que os usuários de tablets são jogadores mais ansiosos, pois eles baixam duas vezes o número de games dos proprietários de smartphones.

A Juniper projeta que os jogadores de tablets vão gastar US$ 3 bilhões em compras in-app (compras realizadas dentro do aplicativo) em 2016, o que significa dez vezes o valor calculado pela empresa para as vendas em 2012. Ainda assim, smartphones continuam a ultrapassar tablets no quesito receitas provenientes de games, com mais de US $ 6 bilhões projetados para serem gastos com eles em 2016.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.