Estudante de 17 anos cria sistema de buscas melhor que o do Google

Por Ultra Downloads | 08.06.2012 às 19:45

Fique esperto, Google: um norte-americano de 17 anos chamado Nicholas Schiefer criou um sistema de buscas que, se melhor desenvolvido, pode ser ainda mais preciso que o gigante da web. O algoritmo criado por ele consegue fazer "micro-buscas", ou seja: trabalhar com palavras-chave e textos curtos, como os do Twitter e do Facebook, para entender melhor o que o usuário quer encontrar naquele momento.

(Foto: Reprodução/DVice)

"É muito mais difícil pesquisamos textos curtos, porque ali não temos muitas palavras. Na verdade, temos algumas poucas palavras-chave. Então, eu criei uma maneira de relacionar esse conteúdo e criar estatísticas para melhorar os resultados", explica o "mini-gênio".

E como um garoto de 17 anos consegue elaborar coisas tão complexas? "Eu sempre fui auto-didata, estudei muita Matemática, Sou interessado por esse tipo de assunto desde que eu me entendo por gente e, quando usei o Google pela primeira vez, aquilo me pareceu mágico. Desde então, tenho interesse em entender melhor as buscas", completa.

Assista, abaixo, a entrevista que o "gênio" deu para o Wall Street Journal, explicando a sua invenção. O projeto foi premiado pela Intel Foundation Young Scientist, programa da empresa que tem como objetivo estimular jovens cientistas de todo o mundo.