Estudante de 14 anos descobre que Smart Covers podem desligar marca-passos

Por Redação | 13 de Maio de 2013 às 08h10

Gianna Chen, de 14 anos, descobriu recentemente que os pequenos ímãs embutidos no iPad para utilizar as Smart Covers são capazes de desligar, inadvertidamente, os marca-passos implantados no organismo de alguns usuários se o dispositivo móvel for esquecido sobre o peito do paciente como, por exemplo, quando alguém acaba caindo no sono com ele em cima do corpo. A notícia saiu no MacRumors.

A descoberta da adolescente faz parte do seu projeto para a feira de ciências da escola onde estuda. Seu projeto não conquistou o primeiro lugar na feira, mas Gianna irá apresentar seu estudo a 8 mil médicos em uma reunião da Heart Rhythm Society em Denver, Estados Unidos. "A pesquisa oferece um alerta importante para as pessoas com desfibriladores implantados, que proporcionam um choque elétrico para reiniciar um coração parado", afirmou John Day, chefe do departamento cardíaco do Intermountain Medical Center e presidente do painel de novas descobertas que serão apresentadas na reunião.

Gianna Chien identificou que cerca de 30% dos pacientes com os desfibriladores instalados podem ser afetados com a proximidade dos ímãs do iPad e que, na maioria dos casos, eles serão reinicializados automaticamente assim que o tablet for distanciado do peito, porém, algumas pessoas terão que se dirigir a um centro médico para reiniciá-los manualmente, algo que pode ser fatal caso um problema aconteça antes dessa visita.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.