Estagiários relatam experiência de trabalho na Apple

Por Redação | 03 de Janeiro de 2014 às 15h45
photo_camera Divulgação

A Apple é hoje uma das principais empresas de tecnologia, brigando pelas primeiras posições do mercado e responsável por diversas inovações. A cultura da companhia, porém, é cheia de segredos no que diz respeito ao dia a dia de seus funcionários.

Um tópico na rede social Quora, focada no compartilhamento de conhecimento por meio de perguntas e respostas, jogou um pouco de luz sobre os programas de estágio na Apple. E um dos tópicos citados pelos autores foi, justamente, a possibilidade de enxergar a empresa por trás da cortina e ter contato com os processos internos e o desenvolvimento de produtos da companhia.

Segundo Nate Sharpe, que estagiou no departamento de design da linha iPod em 2008, é possível conhecer detalhes sobre os produtos que chegaram ao mercado e também sobre os protótipos que nunca viram a luz do dia. Tudo isso fornece um olhar mais compreensivo sobre a história da Apple, mas claro, apenas da área onde se trabalha. As informações sobre outros segmentos são conhecidas pelos funcionários “de fora” apenas quando necessário.

Sharpe também ressalta o salário, que é um dos maiores oferecidos entre os programas de estágio nos Estados Unidos, e também a alta possibilidade de efetivação. Acima de tudo, o estagiário tem a ideia clara de que está participando de algo efetivo, que realmente pode chegar ao mercado e tem relevância. Na Apple, nada de servir café ou carregar caixas de papel.

Festas e regalias

Viagens a São Francisco, para os estagiários de fora da cidade, e encontros diretos com figurões da empresa – como o próprio Steve Jobs – também foram citados pelos participantes do tópico. Segundo eles, a Apple investe em programas de conhecimento exclusivos para os novatos, promovendo encontros frequentes com lideranças da empresa.

Além disso, há o iContest, um concurso de ideias inovadoras que, mais tarde, podem se transformar em projetos ou produtos reais dentro da companhia. Os prêmios para os vencedores também são substanciais e vão desde Time Capsules de 1 TB até bônus de US$ 500 em dinheiro caso a sugestão acabasse se transformando em uma patente.

Festas e eventos esportivos também podem virar a noite e acontecem dentro do Infinite Loop. Abertos para todos os funcionários, tais acontecimentos promovem a integração entre as equipes e servem para mostrar a todos que, apesar de suas posições na hierarquia da empresa, todos são igualmente importantes.

Fora do centro

Apple Infinite Loop

Owen Yamauchi, que estagiou no mesmo período, lembra de uma grande competição. Na Apple estão pessoas que são experts em seus respectivos campos de trabalho. Isso torna o ambiente bastante ferrenho, mas também, permite aos novatos terem contato com tecnologias, conhecimentos e vivências que não são encontradas com facilidade por aí. Tem uma dúvida sobre um produto? Basta ir até a mesa de quem trabalhou nele e perguntar diretamente.

O ex estagiário, por outro lado, pondera que a relevância dos trabalhos desenvolvidos na Apple depende muito do setor no qual se está empregado. Yamauchi conta que trabalhou em dois projetos, ambos na área de servidores com OS X, mas que não se tratavam de produtos. O primeiro pedia a realização de benchmarks e testes de performance, enquanto o segundo nunca será lançado por “fatores externos” não detalhados por ele.

Ele conta também que, durante seu período na Apple, não trabalhou no campus principal, e sim em um prédio de escritórios distante do Infinite Loop. Isso se traduziu em pouco contato com os outros estagiários e funcionários trabalhando em salas privadas, de forma que, em alguns casos, era possível passar um dia inteiro sem ver nenhum companheiro.

Yamauchi elogiou, ainda, o cuidado da Apple com os estagiários vindos de outros países. Segundo ele, a empresa chega a interceder junto ao departamento de imigração para auxiliar com a documentação necessária e tem bastante paciência com as diferenças de linguagem e cultura.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!