Estados Unidos investem no ensino de Ciência da Computação para crianças

Por Redação | 04 de Junho de 2014 às 16h40

Os Estados Unidos estão investindo mais no ensino de aulas de codificação e ciência da computação durante a educação básica. Segundo reportagem do New York Times, cerca de 30 distritos escolares vão adotar o ensino de codificação a partir do próximo ano letivo. Alunos do ensino médio são os mais beneficiados, mas a medida também se estende a algumas escolas de ensino fundamental.

Segundo o Code.org, grupo apoiado pelo setor de tecnologia, desde dezembro do ano passado 20 mil professores introduziram aulas de codificação entre a pré-escola e o 12º ano. Em nove Estados norte-americanos o ensino de ciência da computação deixou de ser uma matéria eletiva e passou a ter o mesmo valor de matérias tradicionais, como matemática.

O grupo recebeu contribuições de empresas como o Facebook de até US$ 10 milhões, o que alguns consideram preocupante. A organização, no entanto, tem custeado a formação de professores do secundário para que eles possam dar aulas mais avançadas. Para alunos menores, o grupo desenvolveu um currículo diferenciado, com informações mais básicas e introdutórias utilizando jogos como Angry Birds.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Neste caso as aulas não utilizam a linguagem básica da programação, mas comandos simples como “avançar” e “virar à esquerda” para facilitar a compreensão. Esse tipo de recurso surgiu em 2007 no Laboratório de Mídia do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) com o desenvolvimento da linguagem de programação visual Scratch, que tem sido difundida pela Code.org entre escolas e educadores.

Não se sabe se no futuro o ensino destas disciplinas realmente ajudarão os estudantes a conseguirem uma melhor colocação no mercado ou se influenciará diretamente na escolha da área de atuação, no entanto muitos acreditam que o investimento na área é um avanço sem precedentes.

Nova Iorque é uma das cidades que mais está investindo e treinando professores para atuarem em 40 colégios públicos. Até 2015 a cidade pretende ampliar a presença das disciplinas de computação no ensino médio. Já em Chicago a expectativa é que até 2019 o ensino de ciência da computação esteja na grade curricular de todos os colégios públicos da cidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.