Especialistas dizem que Apple já está trabalhando em hardware para smarthomes

Por Redação | 26 de Junho de 2014 às 16h57
Tudo sobre

Apple

Parece que a Apple está visando expandir sua atuação no mercado mais uma vez. Fontes informaram ao 9to5Mac que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de produtos conectados para uma casa inteligente e em um sistema chamado “Smart Home hardware”.

A intenção da Maçã é projetar dispositivos domésticos que se integrem com seus produtos já existentes, como o iPhone e o iPad. Não foi revelado nenhum item específico que a empresa esteja trabalhando, no entanto o objetivo aparenta ser produzir hardwares para uso diário. Segundo as fontes, este é um mercado importante para o avanço da empresa.

O lançamento do HomeKit na WWDC deste ano já seria o primeiro passo para tornar a estratégia de expansão da companhia no segmento de casas inteligentes em realidade. O software teria sido desenvolvido exatamente para ser integrado com as metas dos futuros hardwares da empresa para este segmento. Do jeito que foi anunciado, o HomeKit irá auxiliar usuários do iPhone e iPad a controlar luzes, fechaduras e portas por meio de aplicativos e comandos de voz via Siri.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Pelo que foi divulgado até o momento, é improvável que a Apple queira competir diretamente com o Nest do Google, mas é dado quase como certo o desejo da companhia em desenvolver produtos com usos mais amplos, seguindo uma tendência mais mainstream. Para as fontes, é provável que a Apple trabalhe em um painel de controle para casas e também sistemas de som avançados – esta última, inclusive, ganhou força após a aquisição da Beats Electronics.

O investimento em hardwares específicos para o lar após o lançamento do HomeKit seguiria, portanto, a tendência da Apple de integrar seus softwares e hardwares. Entre os exemplos está o lançamento do iTunes pouco antes do iPod e o app Health que foi inserido no iOS antes do iWatch. Ainda sobre o iWatch, o analista Brian White afirmou no ano passado que o gadget poderia ser usado como um controlador para um sistema multimídia em casas inteligentes.

Dadas as especulações, parece pouco provável que a Maçã não se arrisque nesse novo segmento que parece ser bastante promissor.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.