Especialistas dizem que Apple já está trabalhando em hardware para smarthomes

Por Redação | 26 de Junho de 2014 às 16h57

Parece que a Apple está visando expandir sua atuação no mercado mais uma vez. Fontes informaram ao 9to5Mac que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de produtos conectados para uma casa inteligente e em um sistema chamado “Smart Home hardware”.

A intenção da Maçã é projetar dispositivos domésticos que se integrem com seus produtos já existentes, como o iPhone e o iPad. Não foi revelado nenhum item específico que a empresa esteja trabalhando, no entanto o objetivo aparenta ser produzir hardwares para uso diário. Segundo as fontes, este é um mercado importante para o avanço da empresa.

O lançamento do HomeKit na WWDC deste ano já seria o primeiro passo para tornar a estratégia de expansão da companhia no segmento de casas inteligentes em realidade. O software teria sido desenvolvido exatamente para ser integrado com as metas dos futuros hardwares da empresa para este segmento. Do jeito que foi anunciado, o HomeKit irá auxiliar usuários do iPhone e iPad a controlar luzes, fechaduras e portas por meio de aplicativos e comandos de voz via Siri.

Pelo que foi divulgado até o momento, é improvável que a Apple queira competir diretamente com o Nest do Google, mas é dado quase como certo o desejo da companhia em desenvolver produtos com usos mais amplos, seguindo uma tendência mais mainstream. Para as fontes, é provável que a Apple trabalhe em um painel de controle para casas e também sistemas de som avançados – esta última, inclusive, ganhou força após a aquisição da Beats Electronics.

O investimento em hardwares específicos para o lar após o lançamento do HomeKit seguiria, portanto, a tendência da Apple de integrar seus softwares e hardwares. Entre os exemplos está o lançamento do iTunes pouco antes do iPod e o app Health que foi inserido no iOS antes do iWatch. Ainda sobre o iWatch, o analista Brian White afirmou no ano passado que o gadget poderia ser usado como um controlador para um sistema multimídia em casas inteligentes.

Dadas as especulações, parece pouco provável que a Maçã não se arrisque nesse novo segmento que parece ser bastante promissor.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.