Escultura na sede da Apple vai homenagear Steve Jobs

Por Redação | 26.02.2014 às 13:42

O artista sérvio Dragan Radenovic apresentou o modelo de escultura que irá homenagear Steve Jobs, a ser colocado na sede da Apple em Cupertino, na Califórnia. A versão final da obra terá quase cinco metros de altura e foi eleita entre mais de 10 mil designs enviados para a marca.

Com um busto de Jobs no topo, a obra traz letras do alfabeto cirílico e ocidental, além dos numerais zero e um, que representam as preocupações do fundador da Apple com tipografia e sua influência para o mundo da informática. De acordo com a Apple, a obra foi escolhida por apresentar uma série de imperfeições e ter um estilo bastante peculiar, duas características fundamentais do homenageado.

Como lembra o Yahoo!, a própria data de exibição da escultura já tem seu significado, pois acontece no dia seguinte ao aniversário de 59 anos de Steve Jobs. Agora, o modelo será transportado para a sede da Apple nos Estados Unidos para aprovação final e início da construção, que não teve previsão para ser concluída.

No entanto, a ideia parece não ter agradado. Basta uma busca pelas redes sociais para encontrar diversas mensagens criticando o design criado por Radenovic, principalmente por ir tão contra os ideias visuais do próprio Jobs, que preferia produtos com linhas sóbrias e elegantes. Por outro lado, a escultura parece ter agradado ao próprio Jony Ive, que teria inclusive entrado em contato pessoalmente com o artista para parabenizá-lo.