Ericsson processa Apple por violação de 41 patentes

Por Redação | 27 de Fevereiro de 2015 às 13h42

A Ericsson, empresa sueca de equipamentos de telecomunicação, entrou com várias ações contra a Apple alegando violação de 41 patentes que se aplicam tanto no iPhone quanto no iPad. A companhia está processando a empresa norte-americana junto à Comissão de Comércio Internacional (ITC) e no Tribunal Distrital dos Estados Unidos no Texas. As informações são do TechCrunch.

As patentes incluem tecnologias essenciais relacionadas com o 2G e a LTE, bem como patentes de design de hardware, software e componentes. "A Apple utiliza atualmente nossa tecnologia sem autorização e solicitamos, portanto, a ajuda do tribunal e do ITC", declarou Kasim Alfalahi, responsável de propriedade intelectual da Ericsson.

A questão principal parece envolver acordos de licenciamento. Apple e Ericsson realizaram um acordo de licenciamento global que expirou no mês passado. Porém, a americana recusou a renovação do contrato proposto pela companhia sueca por considerar o valor muito caro.

"Os produtos da Apple se beneficiam da tecnologia inventada e patenteada pelos engenheiros da Ericsson. Estamos determinados a compartilhar nossas inovações e tentamos de boa fé encontrar uma solução justa", acrescentou Alfalahi.

Com as duas ações no ITC e sete diante do tribunal do Texas, a Ericsson deseja agora a concessão de perdas e danos por violação de patentes para componentes essenciais disponíveis nos dispositivos da Apple. Além disso, a empresa tenta proibir a venda dos produtos da Apple que contenham tecnologias presentes nas patentes em questão.

Em resposta às alegações da Ericsson, a Apple emitiu um comunicado reiterando a declaração que a empresa havia feito quando a sueca a processou em janeiro. "Com dezenas de milhares de funcionários inovadores, a Apple tem um profundo respeito pela propriedade intelectual. Nós sempre estivemos dispostos a pagar um preço justo para garantir os direitos de patentes de tecnologia que utilizamos em nossos produtos. Infelizmente, não concordamos com a Ericsson em um preço justo para as suas patentes, e, como último recurso, estamos pedindo ajuda aos tribunais", declarou a Apple.

A Ericsson detém um portfólio de mais de 35.000 patentes e continua a ser a maior detentora individual de patentes essenciais para a indústria do mundo. A maioria das grandes empresas atualmente possui acordos de licenciamento com a Ericsson.

Fonte: http://techcrunch.com/2015/02/27/ericsson-sues-apple-over-patent-licensing-seeks-to-block-iphone-and-ipad-sales/?ncid=rss

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!