Entenda por que a Apple está contratando pessoas do mundo da moda
Por Gabriel Tonobohn | 21 de Outubro de 2013 às 15h05
Na semana passada, a Apple anunciou que contratou a CEO da marca de roupas de luxo Burberry, Angela Ahrendts. Esta, no entanto, é apenas uma das muitas contratações que a Apple vem fazendo de pessoas do mundo da moda. Mas por quê?
Em julho, a empresa também contratou Paul Deneve, chefe da casa de moda Yves Saint Laurent. Em setembro, foi a vez de Ben Shaffer, diretor de design da Nike. Mas o que Deneve, Shaffer e Ahrendts têm em comum?
Todos eles têm bastante conhecimento e experiência em moda e design. Essas habilidades podem ser especialmente úteis para quem está pensando em fabricar roupas ou... dispositivos eletrônicos "vestíveis". Tudo isso só vem reforçar os rumores de que a Apple estaria preparando o iWatch, seu tão aguardado relógio inteligente.
Por enquanto, a concorrência está conseguindo fazer muito barulho com os relógios inteligentes, mas esse barulho ainda não se traduziu em boas vendas. O Galaxy Gear da Samsung não foi bem recebido pelo mercado, e outros relógios da Nike ou o Pebble até vendem bem, mas dentro de um pequeno nicho. Se a Apple quer mesmo lançar um dispositivo vestível, ele precisa ser "sexy". Ele precisa ter não só boas funções, mas um bom apelo em design, em moda.
Hoje em dia, em meio a smartphones e dispositivos eletrônicos para todos os lados, as pessoas não usam o relógio para ver as horas. Elas usam relógios por questões puramente estéticas, muitas vezes. Por isso, a Apple sabe que precisa tornar seu iWatch bonito e sexy para que as pessoas queiram vestí-lo, antes de usá-lo.
É claro, há a possibilidade da Apple estar preparando outras surpresas, além de um relógio. O Google, por exemplo, tem o Google Glass. Seja como for, os próximos produtos da Apple podem ficar ainda mais bonitos.