Entenda o porquê do HTML 5 ser o principal motivo pela "morte" do Flash

Por Redação | 22.04.2014 às 18:59

Como tendência própria do universo da tecnologia, as ferramentas são rapidamente substituídas. As fitas cassete deram lugar aos CDs, que, por sua vez, deram lugar aos arquivos digitais, pendrives e toda uma lista de rápida substituição tecnológica que veio ocorrendo nos últimos anos. O mesmo processo já ocorre com o HTML 5 que está tornando a linguagem Flash obsoleta.

Pauta de alguns anos para cá, a discussão sobre as duas linguagens é extensa entre desenvolvedores. Em 2010, Steve Jobs disse em uma carta que o HTML 5 seria o futuro e que o Flash já não era mais necessário – em defesa da Apple que não trabalha com o segundo em seus sistemas operacionais.

Independentemente da preferência de cada usuário, algumas implicações positivas do HTML 5 são inquestionáveis: vantagens em mobilidade e web semânticas. O crescimento da tecnologia mobile, o aumento da interatividade em vídeos – também por conta de anúncios – e a estrtura aberta do HTML 5 já indicam que este seja o caminho a ser trilhado.

Essas duas características foram determinantes para o sucesso do mercado mobile. Devido à incompatibilidade do iOS e de alguns aparelhos Android em relação à linguagem Flash, esta ficou fortemente vinculada a PCs, que também vêm em declínio nos últimos anos.

Alguns sites encontraram soluções para as limitações do Flash. Por exemplo, no videoclipe interativo Like a Rolling Stone, de Bob Dylan, lançado em novembro, usuários de computadores têm a experiência de imediato. Aqueles que acessam o vídeo em um Android recebem um teaser que os convida a ter a experiência completa em um desktop. Já os usuários de iOS são recomendados a baixarem um aplicativo que disponibiliza o vídeo – algo um tanto trabalhoso.

O Interactive Advertising Bureau prublicou recentemente uma carta aberta assinada por grandes marcas – AOL, Google, The New York Times, Forbes, entre outras – solicitando aos profissionais de marketing que implementassem o HTML 5 como padrão para anúncios em dispositivos móveis.

A insistência no uso do Flash por alguns se dá pela praticidade e costume de se produzir um conteúdo com esta linguagem. Segundo um artigo publicado na InfoWorld, construir um app em HTML 5 pode demorar mais do que o planejado em 59% dos casos e isso se dá pela necessidade de testes e correções para todas as plataformas.

Finalmente, mas não menos importante, o "super trunfo" do HTML 5 sobre o Flash é que os chamados SEOs, ou sistemas de busca, não podem pesquisar o conteúdo de dentro do Flash, que é um formato completamente fechado. Dessa forma, com a web semântica do HTML 5, as peças que formam o produto final podem se relacionar de maneira que os sistemas de busca possam encontrá-las.