Enem 2012: 65 candidatos são eliminados por postarem fotos da prova na web

Por Redação | 05.11.2012 às 12:16
photo_camera 24 hrs na rede

No último final de semana, sábado (3) e domingo (4), os estudantes do ensino médio realizaram mais uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e 65 candidatos foram eliminados após postarem fotos das provas nas redes sociais, como Facebook e Twitter.

"Os estudantes que fazem isso não têm nenhum tipo de responsabilidade com a prova. E agem como se isso fosse uma aparente irreverência. Mas é uma aparente irreverência que prejudica, desestabiliza e gera insegurança processual naquilo que é o destino de milhões de pessoas que estão estudando de forma séria", afirmou o ministro da Educação Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva ontem (4).

Além disso, o ministro ainda se pronunciou sobre o boato que circulou nas redes sociais na última sexta-feira (2) sobre o cancelamento da edição do 2012 do exame. Com o uso da hashtag #Enem2012cancelado, a falsa notícia chegou ao topo dos assuntos mais comentados no Twitter.

Para reverter essa situação, o Ministério iniciou uma operação para alertar, através das rede sociais, canais de televisão e emissoras de rádio, que a história não era verídica e que a prova seria conduzida normalmente. A Polícia Federal, por sua vez, foi acionada para iniciar uma investigação eletrônica e identificar os responsáveis pelo boato.

O ministro não informou quais medidas serão tomadas para punir os responsáveis pela falsa notícia, e defendeu a criação de uma legislação que puna os responsáveis por boatos que possam prejudicar toda a população brasileira.