Empresas chinesas ameaçam domínio de Samsung e LG no mercado de TVs

Por Redação | 17 de Setembro de 2013 às 16h19

Samsung e LG ainda são as duas grandes empresas no ramo de televisores a serem batidas. Mas, recentemente, elas começaram a perceber a ameaça de empresas chinesas que até pouco tempo não tinham nenhuma notoriedade.

Enquanto as gigantes coreanas se ocupam em desenvolver novas e caras TVs com telas OLED, pequenas empresas chinesas começaram a fabricar televisores UHD (Ultra high definition) melhores que as de LCD e mais baratas que as OLED, segundo a Reuters.

OLED

Até o ano passado, o mercado de TVs UHD era quase inexistente, com apenas 33 mil unidades vendidas em maio a um oceano de 200 milhões de TVs LCD no mercado. De lá pra cá, no entanto, esse pequeno mercado já aumentou 20 vezes, segundo dados da empresa de pesquisa IHS.

Bom e barato

Clientes chineses que querem televisores com maior definição e mais brilhantes, mas que não podem pagar o preço do OLED, vêm apostando em produtos de empresas locais como a BOE Technology Group Co Ltd e a CSOT, unidade de LCD da TCL Corp.

Por enquanto, a LG e Samsung ainda dominam o mercado de TVs, e a tecnologia OLED, que vem aos poucos sendo introduzida, oferece margens de lucro maior. O risco, no entanto, é que até que as telas OLED fiquem mais baratas, as TVs UHD das fabricantes chinesas ganhem um espaço ainda mais considerável no mercado.

UHD

As telas OLED são definitivamente melhores e possuem um grande potencial. Brilhantes, elegantes e finas, elas podem até ser curvadas, oferecendo uma experiência incrível. No entanto, elas ainda são bem caras. Na China, enquanto um modelo UHD de 55 polegadas custa em torno de US$ 1.800, uma TV OLED de tamanho similar chega a custar US$ 10.000.

Boas margens de lucro

Apesar dos preços baixos, esse mercado ainda é bem lucrativo. No segundo trimestre de 2013, terminado em junho, a BOE Technology divulgou margens de lucro operacional de 8,9%, enquanto a CSOT, uma unidade da TCL Corp, maior fabricante de TVs da China, apresentou margens de 9,6%. Comparativamente, a LG Display, maior fabricante de LCD do mundo, apresentou margens de 5,6%, enquanto a Samsung Display ficou entre 3 e 7% para as vendas de LCD.

Assim, empresas como a Innolux Corp e a AU Optronics Corp decidiram também se arriscar no setor, com promessas de grandes lucros. E com o baixo custo e pouca necessidade de know-how comparado ao OLED, há poucas barreiras para que outras empresas também participem da "festa".

Talvez, Samsung e LG tenham cometido um grande erro em ignorar o mercado de UHDs, mas ainda há tempo para que o cenário mude. As duas empresas já perceberam a movimentação da concorrência e estão investindo em modelos de 50 e 60 polegadas em UHD, enquanto continuam investindo bilhões de dólares no OLED.

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