Publicidade

Empresa israelense foca em HTML5 para criar soluções de mobilidade

Por| 11 de Março de 2014 às 18h32

Link copiado!

Empresa israelense foca em HTML5 para criar soluções de mobilidade
Empresa israelense foca em HTML5 para criar soluções de mobilidade

Apesar de já ter deixado de ser uma simples tendência para se tornar realidade dentro de cada vez mais empresas, a mobilidade continua a ser uma barreira considerável para setores de TI de companhias que buscam adotar soluções móveis como forma de expandir a produtividade de funcionários remotos.

O desenvolvimento de soluções nativas tende a ser um processo complexo, que muitas vezes esbarra em desafios de segurança, integração e disponibilidade que dificultam a instalação e manutenção dos sistemas por equipes de TI já sobrecarregadas. Nesse cenário, um número maior de empresas veem em sistemas terceirizados no modelo de SaaS (Software as a Service) uma alternativa viável para a integração de soluções de mobilidade em seus ecossistemas.

“A web móvel requer uma combinação de verdadeira compreensão da mobilidade, limitação de dados, rede, segurança, diretrizes de interface do usuário e limitações, e conhecimentos web", explica o Vice-Presidente de Mobilidade da ClickSoftware, Gil Bouhnick. "Essa combinação é necessária e muitas empresas não conseguem compreender isso".

Com soluções de gerencialmento de workforce de campo e back office voltadas para setores como telecomunicações, serviços de água, gás, energia e indústria de equipamentos, a ClickSoftware é uma das empresas que desfruta de procura crescente por esse tipo de solução.

Continua após a publicidade

Baseada em Israel, a empresa aposta em soluções baseadas no padrão HTML5, que são comercializadas através de modelos de nuvem ou on-premisse. Em entrevista ao Canaltech, o vice-presidente para América Latina da empresa, Udi Geismar, explica que a escolha da empresa em adotar a linguagem para suas soluções deve-se a facilidade de integrá-la a múltiplas plataformas móveis, independente de fabricante ou sistema operacional do dispositivo utilizado.

A empresa aposta que cada vez mais os funcionários passarão a utilizar seus próprios dispositivos móveis para funções profissionais, na tendência apelidada de "consumerização", e permitir que as soluções sejam desenvolvidas para o máximo de plataformas possíveis é um dos seus principais focos.

No ano passado, a empresa introduziu um novo assistente baseado em inteligência artificial apelidado de ClickButler, voltado para otimização do trabalho de colaboradores de campo. O sistema trabalha através da coleta e análise de dados, sugerindo, antecipando e executando tarefas conforme a localização e lista de prioridades do usuário. O sistema também inclui uma série de opções de segurança, como impedir o uso do dispositivo móvel enquanto o usuário dirige ou checar condições meteorológicas antes do funcionário subir em lugares altos.

Com operações nos Estados Unidos, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina, a ClickSoftware deve voltar a atenção para oportunidades no mercado latino-americano neste ano. Uma pesquisa recente da consultoria Unisys, mostrou que 57% dos executivos entrevistados no Brasil afirmam que iniciativas de mobilidade adotadas em 2013 levaram a um aumento entre 5% a 10% nas receitas e produtividade das companhias.

Continua após a publicidade

De acordo com Geismar, atualmente o Brasil possui um mercado maduro na adoção de soluções de trabalho móveis e muitas empresas já pensam em contratar serviços terceirizados para gerenciamento de mão-de-obra de campo. "Eu vejo que é um mercado que entende que as melhores soluções não necessariamente são desenvolvidas em casa", afirmou.

Ao lado da Rússia, o Brasil é um dos países que a empresa tem mais se esforçado para conquistar mercado. No país, a equipe da empresa é composta principalmente por brasileiros, que tem como objetivo fornecer suporte em português e apresentar as soluções de maneira mais próxima às necessidades do mercado local. "Esse tipo de coisa mostra ao mercado que nós estamos aqui para ficar e que estamos fazendo investimentos a longo prazo aqui", explica Geismar.

Em 2013, a empresa começou a implementação de um sistema de gerenciamento de workforce e de consumidores com a operadora Oi, em Belo Horizonte, que deverá beneficiar cerca de 70 milhões de usuários da empresa no país. O projeto terá como foco a implementação de soluções mobile de campo com o objetivo de reduzir os intervalos de atendimento, custos de operação, além das distâncias percorridas por técnicos de campo através da otimização da produtividade. A empresa ainda não divulgou os resultados da operação, mas o plano de implementação deverá entrar em sua segunda no primeiro semestre deste ano.

No início do mês, a empresa confirmou a aquisição da desenvolvedora de soluções de gerenciamento de força de trabalho remota Xora, baseada na Califórnia, Estados Unidos, por US$ 14,7 milhões. De acordo com os executivos da empresa, a aquisição deve trazer mais força para a ClickSoftware com aplicações que até agora não estavam disponíveis em seu leque de serviços para pequenas e médias empresas, um setor especialmente interessante no Brasil.

Continua após a publicidade

A empresa divulgou os resultados financeiros de 2013, com crescimento anual de 3% em suas receitas, atingindo a marca de US$ 103,2 milhões. No fechamento do último trimestre, a companhia havia celebrado um total de 54 novos contratos no ano, o dobro em relação ao ano anterior. Para 2014 a expectativa é que haja crescimento de 11% nas receitas.