Em vídeos, IBM revela quais são suas expectativas para os próximos cinco anos

Por Redação | 19 de Dezembro de 2013 às 09h20

Já é tradição na IBM e ano após ano a companhia divulga uma lista entitulada "5 em 5" em que revela quais são suas cinco apostas para os próximos cinco anos. Cada item da lista aborda um setor específico: educação, varejo, saúde, segurança e cidades. E neste ano a lista foca na emergente computação inteligente.

1. Educação: aprendizado personalizado

Na educação, a IBM enxerga um futuro em que as salas de aula serão mais inteligentes e capazes de oferecer aos alunos aulas personalizadas e sob medida. Graças às novas tecnologias, as provas deixarão de ser meros mecanismos de medir a capacidade de absorção de conteúdo de cada aluno e passarão a informar os professores sobre as potencialidades dos discentes e como elas poderão ser exploradas. As expectativas da IBM englobam a educação em toda sua magnitude, desde o jardim de infância até cursos de nível superior e profissionalizantes.

2. Varejo: compras locais

A IBM aposta que os dias das grandes redes varejistas de vendas online estão com os dias contados e que aquelas lojas físicas que você encontra no centro da sua cidade dominarão o varejo nos próximos cinco anos. Com investimento adequado, essas lojas serão responsáveis por oferecer atendimento mais personalizado ao cliente, que terá a opção de provar o produto online antes de adquirí-lo.

3. Saúde: tratamento personalizado contra o câncer

Todos sabem que somos diferentes um do outro. Mas quando o assunto é plano de saúde, eles fazem questão de tratar cada um de nós de maneira igual. Entretanto, a IBM enxerga um futuro em que a análise do DNA do paciente será um procedimento padrão e que será utilizado não só para diagnosticar doenças, mas também para elaborar tratamentos e curas. O tratamento contra o câncer deixaria de afetar regiões inteiras do corpo e passará a focar somente onde e como as células começaram a se multiplicar desenfreadamente, tornando todo o processo mais efetivo.

4. Segurança: segurança digital

Já faz algum tempo que segurança digital deixou de ser sinônimo de senhas e programas antivírus. A atual segurança digital agora engloba uma gama imensa de ameaças que vão desde o seu vizinho metido a cracker até agências governamentais que bisbilhotam seus dados e informações dia e noite. No futuro, a IBM acredita que cada um de nós terá seu guardião digital personalizado. A combinação de programas e apps será capaz de aprender de acordo com os costumes de cada um e passará a nos proteger das ameaças com mais eficiência e eficácia.

5. Cidades do futuro

Já somos uma sociedade dependente da tecnologia dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Para o futuro, a IBM imagina cidades onde a inteligência e conhecimentos coletivos armazenados nesses dispositivos poderão interagir entre si, auxiliando na tomada de decisões desde pessoas comuns até líderes políticos. Tudo será utilizado para o bem coletivo, num esforço ininterrupto para a melhora da qualidade de vida de todos.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.