Em três dias, iPhone 5 vende mais unidades que o 4S ao longo de um mês

Por Redação | 24.09.2012 às 14:50

Um novo levantamento divulgado pela comScore afirma que o iPhone 5 vendeu em três dias a mesma quantidade de unidades que o iPhone 4S ao longo do seu primeiro mês. A Apple também afirmou nesta semana que já vendeu 5 milhões de unidades do novo aparelho.

De acordo com o CNET, muitos especialistas têm explicações distintas sobre o sucesso de vendas do smartphone. A comScore acredita que a grande demanda se deve ao fato de que, atualmente, existem mais pessoas interessadas em adquirir um smartphone.

Além disso, um 'grupo substancial' também estava aguardando o lançamento do iPhone 5 para adquirir um novo aparelho de telefone. As vendas de celulares, por sua vez, apresentaram redução no segundo trimestre deste ano, indicando que muitos consumidores decidiram não adquirir nenhum aparelho até o lançamento da Apple.

Gráfico comScore iPhone 5

O relatório da comScore ainda segue a tendência apresentada pela empresa de análise Piper Jaffray, de que 83% dos compradores do novo iPhone fizeram a atualização do seu aparelho do 4S para o 5 em comparação com os 73% que atualizaram seus dispositivos para o 4S.

O outro lado da moeda

Em contrapartida, o site Business Insider afirma que o sucesso de vendas do iPhone 5 não pode ser considerado positivo, já que as 5 milhões de unidades vendidas ficam muito abaixo do que foi previsto pelo analista Gene Munster, de 6 a 10 milhões de unidades. E o pior é que esse número indica que o crescimento da Apple no quarto trimestre possa ser mais lento do que se esperava.

Gráficos iPhone 5

Analisando o histórico da empresa, houve um crescimento de 70% entre as vendas do iPhone 3GS e do 4 e, em seguida, um aumento surpreendente de 135% foi percebido entre o 4 e o 4S. Já o iPhone 5 apresentou apenas 25% de crescimento no período analisado, o que poderia significar uma forte desaceleração.

Em um segundo gráfico apresentado pelo Business Insider, as barras mostram o desempenho da Apple no primeiro final de semana de vendas. O iPhone 5 foi disponibilizado em nove países. Já o iPhone 4S foi vendido apenas em sete países, o que não indica crescimento para a empresa, mas sim, encolhimento do mercado. O número de aparelhos por país diminuiu.

Gráficos iPhone 5